Nos últimos anos a HyperX tem dominado o mercado de fones de ouvido gamers com o lançamento da linha Cloud que contém (no momento) o Stinger, I, II, Core, Alpha, Revolver e Revolver S. Os fones de ouvido da marca fizeram sucesso por um simples motivo: Ao invés de de produzirem um fone gamer, pegaram um fone de estúdio e só mudaram o seu design, o que foi a melhor escolha que poderiam ter feito.

Após estes lançamentos, outras marcas Gamers de periféricos tiveram que correr atrás, e uma delas é a Logitech que lançou o Logitech G332, ele tem basicamente o mesmo preço que o Cloud Stinger, o que resta saber é como eles se comparam e quem leva a melhor nessa briga de fones gamers mid-end.

Logitech G332

O review em vídeo já saiu do forno e está pronto para vocês verem, só descer e clicar no quadrado abaixo!

Design e Construção

A construção dele é feita totalmente em plástico e não posso negar que ao pegá-lo nas mãos há uma sensação de fragilidade, isso pode ser porque eu esteja acostumado com meu Audeze LCD-2c que pesa meio quilo e parece mais um tanque de guerra do que um fone.

Ele tem uma combinação de cores que trazem o aspecto e objetivo Gamer do fone bem a frente com o cinza escuro junto ao vermelho vibrante, na verdade as cores ficaram bonitas mas não deixam de chamar um pouco a atenção de quem olha para o fone.

Logitech G332

A maior parte da estrutura do headset é composta por plástico preto fosco com a exceção sendo a parte interna da headband que é feita em alumínio escovado garantindo a leveza do fone.

Ele apresenta marcações de direita e esquerda na parte de dentro do suporte, com L (esquerda) e R (direita) gravados em relevo, claro que não é difícil ver qual lado é qual já que o microfone só tem uma posição correta para o uso.

L representa o lado esquerdo.

Falando em microfone, o que vem incluso mesmo parecendo ser de plástico é na verdade em borracha elástica, podendo "modelar" o formato até certo ponto para garantir um melhor posicionamento. Ele também tem um mecânismo de deslize para cima e para baixo podendo retirar da frente de sua boca caso não queira mais usar o microfone.

Earcup com o microfone

A logo da Logitech G pode ser encontrada em ambos os lados do fone também em relevo porém agora cromado, gostei do uso do cromado ao invés de uma logo iluminada que era o que havia acontecendo em vários fones de ouvido e que além de deixá-los mais feios ficavam mais caros ainda.

Logo da Logitech G

Suas conchas são feitas em um suporte de pino único que gira em seu próprio eixo podendo rotacionar elas em até 90° caso queira deixá-lo plano em cima da mesa ou dentro da mochila. Este mecânismo já se apresentou bem frágil e problemático em outros fones de ouvido, felizmente neste caso ele não pareceu ser frágil e não fica rangendo caso você fique rotacionando as conchas, claro que este tipo de mecânismo pede um pouco mais de cuidado no manuseio do que algo fixo, mas a troca é válida para aqueles que levam muito o fone para fora de casa.

Divisão entre o arco e as earcups

Ele também acompanha na caixa um splitter que separa o áudio dos drivers e do microfone e assim possibilita que você use-o no celular por exemplo. Como é algo extra e que não lhe obriga a ser usado para o fone operar normalmente ele ganha uns pontinhos aqui.

Splitter para 2x P2 vem na caixa.

Conforto e Earpads

Aqui é uma coisa que a Logitech dificilmente erra e este é mais um caso onde o conforto do fone é muito bom, pesando 259g ele dá um ar leve a cabeça e por ter clamping leve você muitas vezes tem a sensação que não está com nada em sua cabeça e acaba só lembrando disso quando ocasionalmente vê o microfone.

Logitech G332 em mãos

As earpads mesmo parecendo macias ao toque são na verdade um pouco duras, não de modo desconfortável afinal posso tranquilamente passar horas com ele na cabeça e não sentir nenhuma fadiga ou desconforto durante o uso, elas só não dão aquela sensação de algo macio que lhe abraça que materais como Memory Foam dão.

Earpads em courino

Elas são revestidas em couro sintético assim como a headband. Já cansei de ver fones que usam este tipo de material começarem a descascar com um pouco mais de um ano de uso e não vejo motivo para este ser diferente. Seria interessante que as marcas gamers parassem de usar este tipo de material e começassem a investir mais em tecido já que dura muito mais tempo e se for de boa qualidade é até mais confortável que esse couro usado atualmente.

Parte interna das earcups

Alguns exemplos de fones que usam earpads de tecido são o Sennheiser HD600, AKG K240 MKII (que vem com earpads de couro real inclusas na caixa) e até o HD800 que também é da Sennheiser. Recomendo que não só a Logitech mas também outras marcas que ainda usam couro sintético a começarem a olhar para este tipo de material.

Qualidade de Som

Fone

O que acontece quando um entusiasta de fones de ouvido que está acostumado a escutar fones topos de linha como um Audeze LCD-4Z ou um Stax L500 faz um review e precisa usar um fone de entrada por várias horas? Ele vai a loucura? Não quer nem escutar mais música?

Calma galera, não é assim, pelo menos não com o G332.

Mesmo sendo considerado um fone do lado extremo do low-end no mercado de áudio ele se sai bem em aspectos gerais no que se diz respeito a áudio. Seus graves não são exagerados e não sobrepõem as outras frequências, algo que é difícil de se ver em algo titulado como "Fone Gamer". Ele tem uma assinatura mais fria e isso é notado logo do início, ele não tem aquele corpo nas frequências e não enche seus ouvidos com música, ele simplesmente toca o que a música é sem incorporar nada a mais nela, sendo até meio "nula" em muitos casos. A ressalva que faço aqui é na apresentação de instrumento como o Baixo, aqui a Logitech fez alguma mágica que os apresenta com grande qualidade e excelente detalhamento, algo que realmente chama a atenção quando você escuta pela primeira vez.

Olhando para a minha descrição acima até parece que estou falando de um fone High-end mas a verdade é que ele só faz seu serviço de maneira que não atrapalhe o usuário em nada, você irá escutar o que precisa, e nada mais. Não tem frequência interferindo uma na outra e isso já é um bom sinal.

Lembrem-se, porém, que esse é um fone low-end e que ele tem suas limitações, seu detalhamento não é nada incrível e nem sua apresentação, não terá nenhum fator "WoW" ao usá-lo, mas ao mesmo tempo que não haverá este fator também não terá nada que lhe deixe decepcionado e que você diga "Não consegui entender o que escutei, as frequências estão todas emboladas".

Isso tudo se tratando puramente de áudio, mas e enquanto a jogos? Bora ver.

Pessoalmente eu tenho bastante foco em jogos de FPS, então estarei avaliando como um jogador assíduo de Battlefield, Counter-Strike, Metro, dentre outros.

Seu desempenho em som direcional é bom, principalmente em jogos competitivos onde escutar seus inimigos é essencial, isso acontece pois seus graves recuados fazem com que passos sejam muito mais presentes no som e assim ajudando na identificação do som. Outra coisa que favorece é a rigidez das pads que faz com que os drivers estejam um pouco mais afastados do ouvido, ajudando - mesmo que pouco - na orientação de som com um palco sonoro um pouco mais amplo além do imaging ser decente.

Microfone

Fazendo novamente o teste padrão para os microfones de headphones/headsets tenho a impressão que o som não é dos melhores, não há detalhamento e nem profundidade na voz além de haver mais captura de som externo do que eu gostaria de ouvir, claro que não posso exigir a qualidade de um microfone condensador em um fone de 300 R$, mas que pode ser melhor, pode.

Microfone do G332

Funções Integradas

Na verdade o G332 só tem duas funções integradas diretamente no fone de ouvido, uma delas é o scroll de volume que está posicionado na parte traseira da concha esquerda, posicionamento um pouco estranho mais que após algumas horas de uso já me acostumei. A segunda função seria a "Raise to mute" que quando você sobe o microfone ele fica mudo, essa função deveria ser padrão em todos os fones de ouvido já que é muito útil.

Scroll de volume + ou -

Software

Assim como seu rival, o G332 não contém Software, se caso você queira equalizá-lo será necessário mexer nas configurações de áudio do próprio Windows ou usar um programa de terceiros e por causa disso seu scroll de volume não pode ser reprogramado, caso você tenha pensado nessa possibilidade.

Veredito

Creio que o G332 cumpre sua promessa de ser um fone gamer low/mid-end com uma construção externa decente - com ressalva as earpads -, som que não deixa a desejar porém não tem nada de impressionante e conforto bom. O que mais deixou a desejar para mim foi o microfone que tem um som muito nulo e não fica nada legal.

Eu posso até estar querendo demais de um fone deste preço já que estou acostumado com fones High-End, porém considerando que há opções como o HD681 ou o SHP-80 no mercado que juntos a um microfone de lapela de 50 reais fazem um conjunto muito bom pelo preço, preciso ser crítico.

Logitech G332

A recomendação do fone fica assim como o preço de 299R$ e a nota de 8, creio que você ficará satisfeito com o que ele oferece pelo preço que foi pago.