O cabo USB (Universal Serial Bus) veio para facilitar a interação entre o homem e a máquina, porém o que poucos sabem é que ele já passou por diversas transformações desde o seu lançamento, confira mais detalhes sobre os tipos de USB existentes e as gerações que já tiveram sua vez no mercado aqui no Oficina da Net.

Tipos de USB e suas diferenças

Os tipos de USB
Os tipos de USB
ÍNDICE

USB-A

O padrão USB-A é o mais comum utilizado em dispositivos como o pen-drive, consoles de videogames, unidades de disco rígido (HDs) e em alguns periféricos como mouses e teclados. Além disso, alguns notebooks utiizavam esse padrão como carregamento. Além disso o carregador de alguns smartphones também utilizam esse padrão, mas aos poucos entrarão em extinção.

Confira abaixo exemplo de dispositivo que utiliza essa tecnologia de cabo USB-A:

padrão USB-A é utilizado até hoje para conectar alguns periféricos como mouses com fio
padrão USB-A é utilizado até hoje para conectar alguns periféricos como mouses com fio

USB-B

Esse padrão permite velocidade de transferência de dados mais veloz e é mais utilizado para se conectar com dispositivos periféricos maiores como impressoras e scanners.

O USB-B é mais utilizado em scanners e impressoras
O USB-B é mais utilizado em scanners e impressoras

Esse tipo de USB é muito utilizado por pessoas especialistas em áudio para DACs de mesa dedicados e em DAC/amp de mesa. Além disso, o cabo USB-A para USB-B é utilizado para fazer a interação entre o notebook ao DAC (Digital to Analog Converter) e também o USB-B para USB-C para ligar o DAP (Digital Audio Player).

Micro USB

Essa tecnologia é um pouco mais defasada e pouquíssimo utilizada em dispositivos atuais, porém ela se fazia presente em carregadores de celulares, fone e até mesmo caixas de som mais antigos (como a JBL Charge 3 por exemplo). Atualmente dificilmente você verá um gadget com essa tecnologia de carregamento, já que a maioria deles substituíram a mesma pelo padrão USB-C ao qual falaremos mais pra frente.

Exemplo de cabo USB-A para Micro USB que geralmente é utilizado por celulares mais antigos
Exemplo de cabo USB-A para Micro USB que geralmente é utilizado por celulares mais antigos

Mini USB-A

Esse padrão é a versão mais compacta do USB-A. Foi lançada no ano 2000, porém é um padrão obsoleto já faz bastante tempo (desde 2007). Então encontrar um gadget que utilize desta tecnologia atualmente é quase como uma raridade e não passa de um item de colecionador.

Mini USB-B

Já esse padrão é bem parecido em termos de layout com o modelo Mini USB-A, porém foi utilizado como padrão de carregamento de aparelhos beeeeem antigos mesmo! Como exemplo temos aqueles celulares com teclado QWERTY físico que são os ancestrais dos smartphones que temos atualmente.

USB-C

Esse é o formato mais veloz e mais comum de encontrarmos. Desde aparelhos celulares, tablets, notebooks...tudo praticamente utiliza desta tecnologia. Uma vez que a velocidade para transferência de dados e de carregamento é bem mais rápida por aqui, torna-se mais viável a utilização desse novo padrão em qualquer dispositivo atual.

Cabo USB-C está presente em vários dispositivos atuais
Cabo USB-C está presente em vários dispositivos atuais e tem velocidade que pode chegar a 40GBps

Uma das vantagens do USB-C é a possibilidade dele ser conectado através de ambos os lados, uma vez que esse padrão possui uma simetria em seu design. Além disso, esse padrão mais novo possui nada mais nada menos que 24 pinos (sendo 12 de cada lado).

O que é o USB On-The-Go?

USB On-The-Go
USB On-The-Go

O USB On-The-Go (OTG) é um padrão disponível em muitos smartphones Android, que permite que dispositivos portáteis funcionem como hosts USB.

Digamos que você tenha um HD externo, um smartphone e um notebook. O que você faz se você quiser mover arquivos do HD externo para o smartphone? O método mais simples é mover os arquivos do HD externo para o notebook e, em seguida, do notebook para o smartphone.

Para usar o OTG, você precisará de um adaptador adequado. No entanto, nem todos os dispositivos suportam o OTG. Se você não tiver certeza, faça o download de um aplicativo Verificador de OTG. Infelizmente, os dispositivos móveis da Apple não oferecem suporte adequado para o OTG.

Gerações de USB e suas diferenças

Além dos tipos de USB, também é importante sabermos diferenciar as suas gerações, cada uma tem suas limitações e atingem até uma velocidade específica. Vamos conferir o que cada USB consegue te oferecer em termos de velocidades:

USB 1.1

Lançada em 1998, essa é a primeira versão do USB que foi amplamente comercializada para fazer a conexão entre PCs (Personal Computers) assim como outros dispositivos eletrônicos. Geralmente estava presente em cabos USB-A mais antigos, todavia essa tecnologia atualmente é pouco utilizada e dificilmente você encontrará algo que ainda faça uso da mesma. A velocidade de transferência é bem lenta para os padrões atuais e possui apenas 12 Mbit/s.

USB 2.0

lançada em 2001, sucedeu o USB 1.1 e também serve para fazer a conexão de dispositivos eletrônicos. Todavia essa geração possui nada mais nada menos que 40x a velocidade que o antecessor possuía. Portanto o que antes limitava-se a apenas 12 Mbit/s (1.5 MB/s) passou a ter 480 Mbit/s (60 MB/s). É um salto considerável que permitiu uma velocidade de transferência bem superior para a época.

USB 3.0

Lançado em 2009, a 3ª Geração do USB foi amplamente utilizada e a velocidade de tranferência de dados aumentou mais ainda. Passamos agora a contar com incríveis 5 Gbit/s (625 MB/s).

USB 3.1

Veremos a velocidade da tecnologia USB 3.0 ser duplicada a partir daqui. Essa nova versão foi lançada em 2014 e permitiu o dobro de velocidade em comparação com a versão anterior. Portanto ele possibilita uma velocidade de incríveis 10 Gbit/s (1.250 MB/s). Nada mal hein?!

USB 3.2

A tecnologia USB 3.2 possibilitou uma velocidade de consideráveis 20 Gbit/s (2.500 MB/s). Além disso com a criação do USB 3.2, os modelos anteriores de USB de 3ª Geração receberam novas nomenclaturas: USB 3.0 virou USB 3.2 Gen 1, USB 3.1 virou USB 3.2 Gen 2x1 e o USB 3.2 passou a ser chamado de USB 3.2 Gen 2x2.

USB 4 1.0

E finalmente chegamos na tecnologia mais recente que temos atualmente, a USB 4. Ela é utilizada no padrão USB-C e veio com o intuito de revolucionar a forma como nos conectamos com nossas máquinas. Isso se deve ao fato de que a velocidade que ele atinge é absurdamente alta. A sua primeira versão pode chegar a impressionantes 40 Gbit/s (5.000 MB/s) e é consideravelmente mais veloz que as versões citadas anteriormente.

USB 4 2.0

Essa tecnologia é bem recente e poucos a conhecem, mas vocês sabiam que a USB 4 ganhou uma 2ª Geração que consegue trazer mais velocidade ainda? Pois é, com essa nova versão o que chegava a 40 Gbit/s passa a ter insanos 80 Gbit/s (10.000 MB/s).

E a próxima tecnologia de USB?

Será que no futuro teremos uma USB 4 3.0 ou um USB 5.0 com velocidades de até 160 GBit/s (20.000 MB/s)? Deixe aqui embaixo a sua opinião.