Como testar sua Fonte de Energia

Aprenda a testar sua fonte e evite complicações com ela.

Por | @oficinadanet Hardware

A fonte de energia é responsável por receber e converter a tensão elétrica para as peças do computador. Desta forma ela alimenta as peças do computador com as voltagens corretas e também a potência necessária para cada componente funcionar de acordo com o esperado. Porém, muitas vezes quando a fonte possui uma potência inferior ao que os componentes exigem, ela pode apresentar desligamentos e até deixar de funcionar. Por este motivo é extremamente necessário comprar uma fonte que possua potência superior a que seu hardware vai exigir.

Caso seu computador venha sofrendo com desligamentos ou até desligou e não ligou mais, o problema pode estar na sua fonte de energia. Então hoje vamos ensinar a testar sua fonte.

O primeiro passo é desligar seu computador completamente da tomada, e abrir a tampa lateral. Desconecte a fonte de todos os componentes. Depois de desconectar ela de tudo, o teste pode começar. Porém é indicado que você remova a fonte do gabinete, para facilitar seu manuseio. 

*Imagem meramente ilustrativa.*Imagem meramente ilustrativa.

Para ligar a fonte sem conectá-la a uma placa mãe, ou testador de fonte, será necessário realizar um “ajuste técnico” (gambiarra). Você pode usar um pedaço de fio ou pegue um clips de papel e corte ele, para que fique neste formato. 

De preferência tente encapar o clipe, para não correr o risco de choque elétrico.De preferência tente encapar o clipe, para não correr o risco de choque elétrico.

Agora na ponta de 24 pinos procure pelo fio verde, então coloque uma ponta do clipe ou fio no verde e outra no preto a seu lado. 

Ligue o fio verde com o preto, para que a fonte ligue, no momento que você coloque ela na tomada.Ligue o fio verde com o preto, para que a fonte ligue, no momento que você coloque ela na tomada.

 Depois de se assegurar que o clips ou o fio está fazendo contato entre os polos, basta ligar a fonte na tomada. Se ela estiver funcionando vai ligar normalmente, caso ela não ligue cheque se o “ajuste técnico” está bem ajustado. Caso sim, lamento informar mas sua fonte foi pro o saco.

Caso ela tenha ligado vamos prosseguir com os testes. Para isso você precisa de um Multímetro, ele é facilmente encontrado em lojas de materiais elétricos. Bem baratinho. Bom vamos, lá pegue a ponta positiva do multímetro e conecte ao fio cinza, enquanto a negativa ao fio preto. Este fio é responsável por ligar a placa mãe, se ele estiver com uma tensão de 5V significa que sua fonte está funcionando. Caso ele não esteja transmitindo corrente, sua fonte pode estar com problemas nos componentes internos. 

Positivo no cinza e negativo no preto.Positivo no cinza e negativo no preto.

Teste também os demais fios:

Vermelho = 5V 

Positivo no vermelho e negativo no preto.Positivo no vermelho e negativo no preto.

Amarelo = 12V 

Positivo no amarelo e negativo no preto.Positivo no amarelo e negativo no preto.

Azul = -12V 

Positivo no azul e negativo no preto.Positivo no azul e negativo no preto.

Depois de testar o cabo de 24 pinos teste o de 4 pinos, que é usado para os HDs e leitores antigos e também, para coolers. Neste caso basta testar apenas uma das pontas, pois todos eles estão ligados no mesmo circuito, o que significa que se um está funcionando corretamente todos estão.

Amarelo = 12V 

Positivo no amarelo e negativo no preto.Positivo no amarelo e negativo no preto.

Vermelho = 5V 

Positivo no vermelho e negativo no preto.Positivo no vermelho e negativo no preto.

Infelizmente para realizar o teste de potência da fonte são necessários equipamentos diferentes e são testes que podem apresentar diferenças dependendo do hardware que está conectado a fonte. Desta forma, apenas com um multímetro conseguimos realizar testes preliminares para saber se nossa fonte está em dia ou não.

Mais sobre: fonte teste multimetro
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar