A BIOS ou Basic input/output system é responsável por conter configurações imprescindíveis para funcionamento do computador, ela quem é responsável pela leitura de todo o Hardware contido na máquina, antes da entrada no sistema operacional. Seu menu, pode ser acessado manualmente durante os primeiros instantes em que o computador for ligado, nele podemos realizar diversas alterações de configuração, como Overclock, alterar a ordem de BOOT, verificar temperatura de componentes e suas capacidades, entre outras tarefas.

Se a BIOS apresenta mau funcionamento, em consequência o computador todo pode apresentar também. No caso da data e hora que não seguram, é porque a pilha de alimentação da BIOS pode ter morrido e essa falta de energia faz com que não seja possivel gravar as configurações, sendo então necessário realizar a troca da mesma. 

Substituição da pilha da BIOS.
Substituição da pilha da BIOS.

Para isso desligue completamente da alimentação e abra sua máquina, use uma chave de fenda para empurrar o pino da pilha para trás, fazendo com que a pilha saia, depois então coloque uma pilha nova. Elas podem ser encontradas em qualquer loja de artigos eletrônicos ou até de informática.

Depois de trocada a pilha, reconecte seu computador a luz e o ligue, dentro do sistema altere a data e hora e pronto, suas configurações ficarão salvas novamente.