O Google Photos e o Google Chrome agora suportam a visualização de imagens Ultra HDR, e recentemente o Adobe Lightroom também adicionou suporte para editar imagens Ultra HDR. A Ultra HDR é um novo formato de imagem disponível no Android 14 em dispositivos e câmeras compatíveis. Basicamente, é uma imagem JPEG, mas com alguns dados adicionais quando capturada em dispositivos suportados. Com a Ultra HDR, as imagens podem ter sombras mais escuras e destaques mais brilhantes.

Imagens Ultra HDR no Android 14 com o Google Messages
Imagens Ultra HDR no Android 14 com o Google Messages

O Google Messages é o aplicativo mais recente a tirar proveito das imagens Ultra HDR, melhorando significativamente a experiência de mensagens para quem usa o RCS.

O suporte para imagens Ultra HDR foi silenciosamente adicionado em setembro, pouco antes do lançamento da série Pixel 8. Eu descobri isso ao analisar compilações de APKs, após notar recentemente a presença da flag - bugle.support_ultra_hdr.

Algo importante a notar, conforme mencionado em um artigo do AndroidPolice, é que "muitos serviços de mídia social comprimem as imagens que você carrega, o que pode corromper ou remover o o Ultra HDR dos arquivos."

A boa notícia aqui é que o Google Messages não remove os metadados do mapa de ganho das imagens. Embora as imagens enviadas pelo Google Messages geralmente sejam comprimidas, mesmo após a compressão, os dados do Ultra HDR ainda estarão presentes nas imagens enviadas, e elas serão exibidas como Ultra HDR no Google Photos.

Informações Reddit