Os navegadores Brave, Vivaldi e Mozilla Firefox rejeitaram a nova API de rastreamento do Google, chamada WEI (Web Environment Integrity). Ela permite que servidores verifiquem a autenticidade e representação do dispositivo, mas tem sido criticada por ser limitante para computação geral e ameaçar a natureza aberta da web. Alguns a comparam ao DRM, tecnologia de proteção contra pirataria.

Como a WEI funciona?

Brave, Vivaldi, Mozilla e outros rejeitam a API de rastreio do Google. Fonte: freecodecamp
Brave, Vivaldi, Mozilla e outros rejeitam a API de "rastreio" do Google. Fonte: freecodecamp

A API WEI do Google foi desenvolvida para permitir que os sites sejam capazes de detectar informações sobre o sistema operacional, o navegador e outros aplicativos para determinar se o ambiente do navegador é "confiável".

A crítica à API do Google criada para o Chrome

A maneira como WEI funciona foi criticada pelo CEO da Brave, Brendan Eich, e pelo engenheiro do Vivaldi, Julien Picalausa. Bredan simplesmente disse que a API é um "lixo que o Google coloca no Chromium" enquanto Julien diz que a WEI dá o poder de decisão para certas entidades e vai contra os princípios de uma web aberta.

Brian Grinstead, engenheiro da Mozilla, diz que a API WEI vai contra os princípios da empresa. Porém, os engenheiros do Google dizem que a Web Environment Integrity irá ajudar os anunciantes a contar melhor as impressões de anúncios, evitar o abuso de bots de mídia social, aplicar direitos autorais e proteger transações financeiras.

Abaixo uma tabela do posicionamento de algumas empresas a respeito da implementação da WEI do Google:

Entidade Data Opinião Comentário
Mozilla 25/07/2023 Oposição A Mozilla se opõe a esta proposta porque ela contradiz nossos princípios e visão para a Web.
World Wide Web Consortium 25/07/2023 Oposição Não é compatível com a visão de uma plataforma web aberta que empodera usuários e desenvolvedores.
Vivaldi 27/07/2023 Oposição Perigoso
Free Software Foundation 29/07/20223 Oposição Ataque total à Internet gratuita
Brave Software 31/07/2023 Oposição Não teremos suporte à WEI, assim como desabilitamos ou anulamos muitos outros lixos que o Google coloca no Chromium.
Apple Não há Desconhecida Não há
Microsoft Não há Desconhecida Não há

A base de código do Chromium é amplamente utilizada

Caso não saiba, a base de código do navegador Chrome, a Chromium, é utilizada por diversos navegadores atualmente, incluindo o Opera, o Vivaldi, o Brave, o Microsoft Edge, entre outros. Isso faz com que possa ocorrer uma grande concentração de poder nas mãos de algumas empresas importantes.

Além disso, ainda há o risco de perda de privacidade e segurança, pois os usuários dos navegadores serão obrigados a revelar informações confidenciais sobre suas configurações de software e hardware. Além disso, a PAI ainda pode ser capaz de limitar o acesso a determinados sites e serviços, negando assim o acesso a certo conteúdo.