O Google Maps terá um novo recurso chamado "Immersive View for Routes" ("Visualização Imersiva de Rotas") para algumas cidades no mundo, de acordo com apresentação feita no Google I/O que aconteceu hoje (10). O usuário poderá, através desta ferramenta, visualizar mais facilmente o trajeto pelo qual ele irá passar através de uma renderização do ambiente que é mostrada por um vídeo curto.

Google Maps irá exibir rotas em 3D com uma visão aérea do local

Novo recurso Immersive View for Routes do Google Maps exibirá rotas em 3D com visão aérea. Fonte: Google
Novo recurso Immersive View for Routes do Google Maps exibirá rotas em 3D com visão aérea. Fonte: Google

O "Immersive View for Routes" é o mais novo recurso do Google Maps que traz aos usuários uma visão detalhada do trajeto que será feito a pé, de bicicleta, de carro, de moto ou outro meio de transporte. De acordo com o pequeno teaser que foi exibido durante o Google I/O 2023, você verá um pequeno vídeo que mostrará uma renderização 3D do caminho que será percorrido até chegar ao seu destino, mostrando elementos como árvores, semáforos, trânsito, ruas, prédios, casas, entre outros objetos.

A ideia da nova funcionalidade é basicamente uma fusão do Street View com computação gráfica (CG) criada por IA para se criar instantaneamente uma animação mostrando o trajeto que será feito pelo usuário na cidade. Inicialmente, o "Immersive View for Routes" ("Visualização Imersiva de Rotas") será disponibilizado em 15 cidades, incluindo Amsterdã, Berlim, Dublin, Florença, Las Vegas, Londres, Los Angeles, Miami, Nova York, Paris, São Francisco, Seattle, Tóquio e Veneza.

Novas formas para desenvolvedores criarem experiências imersivas

A plataforma do Google Maps também está ajudando desenvolvedores a criar experiências imersivas em seus aplicativos e sites. Com a nova API Aerial View, disponível hoje em pré-visualização, os desenvolvedores podem integrar facilmente um vídeo em 3D de um ponto de interesse em seus aplicativos, oferecendo mais informações visuais sobre um local. A Rent. já está usando a API Aerial View para ajudar os inquilinos a visualizar uma propriedade e sua área ao redor, para que possam explorar virtualmente um bairro e tomar decisões mais informadas sobre onde morar.

Vídeo incorporado do YouTube

Para os desenvolvedores que desejam personalizar seus mapas 3D, o Google está lançando uma versão experimental do Photorealistic 3D Tiles através da API Map Tiles. A empresa está disponibilizando as imagens 3D de alta resolução do Google Earth para que os desenvolvedores possam acessá-las e criar experiências imersivas únicas para sua marca sem precisar construir o mapa 3D do zero. Por exemplo, uma empresa de turismo pode criar um mapa 3D de um parque nacional com imagens fotorealistas de montanhas, água e árvores para atrair viajantes. Ou podem desenvolver um mapa interativo de marcos arquitetônicos, superpondo marcadores para compartilhar informações históricas em um passeio guiado virtual pela cidade.

Vídeo incorporado do YouTube

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais o Google está usando a IA para transformar os Mapas e criar experiências imersivas. À medida que a empresa continua a tornar os Mapas ainda mais úteis e intuitivos, ela está animada para ver as novas experiências que a comunidade de desenvolvedores criará.