O Google fará uma reformulação em seu mecanismo de pesquisa para atrair usuários mais jovens. A informação veio através do The Wall Street Journal (WSJ), onde é dito que a empresa quer evitar a exibição da tradicional liste de sites exibidos após uma busca e passar a mostrar vídeos curtos, semelhantes ao que encontramos no Instagram e no TikTok. Abaixo você confere mais detalhes.

Google planeja mudar mecanismo de busca para atrair usuários mais jovens

Mecanismo de busca do Google pode mudar devido ao público mais jovem. Fonte: Unsplash; Fotógrafo: Brett Jordan
Mecanismo de busca do Google pode mudar devido à maneira que o público mais jovem pesquisa. Fonte: Unsplash; Fotógrafo: Brett Jordan

Em julho de 2022, Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, disse que 40% dos jovens utilizam o Instagram e o TikTok para encontrar restaurantes e comentou sobre o desejo da empresa para que este público utilize a sua plataforma para este fim também. Segundo o WSJ, o Google planeja passar a mostrar mais links de discussões em fóruns, além de adicionar recursos de chatbot, semelhante ao que se tem no novo Bing, que utiliza a tecnologia do ChatGPT.

Lançamento e disponibilidade

Acredita-se o anúncio das mudanças para o mecanismo de busca para atrair usuários mais jovens ocorra durante o Google I/O 2023 no dia 10 de maio de 2023. O grande mistério que fica, é como o Google fará para reformular os resultados das pesquisas e ao mesmo tempo não deixar de usar os tradicionais links de sites, pois muitas páginas dependem de tráfego (visitas) para gerar receita.

Nova forma de acesso às contas Google foi anunciada

Na quarta-feira (3) da semana passada, foi publicado no blog oficial de segurança do Google que os usuários agora têm uma nova forma de acesso em suas contas. Trata-se das chaves de acesso (passkeys), que trazem um nível maior de segurança comparado às senhas ou métodos 2SV (2FA/MFA). Para saber mais a fundo, confira a matéria publicada pelo Oficina da Net sobre o assunto.