O Google anunciou que irá mudar a forma como os resultados nas pesquisas serão exibidos. A empresa tem como objetivo tornar as informações que aparecem ao pesquisar sobre um termo ou assunto mais úteis. O motivo disso são os diversos conteúdos que parecem ter sido criados por robôs.

Por muito tempo, houve a exploração do SEO (search engine optimization ou otimização de mecanismos de pesquisa) para fazer com que uma publicação fosse exibida em destaque nas pesquisas do Google. O grande problema é que por vezes estas técnicas eram abusadas, levadas ao extremo, deixando o conteúdo sem sentido para pessoas reais lerem, pois, o objetivo era simplesmente ser beneficiado pelos algoritmos de pesquisa do Google. O próprio Google reconhece que isso é um problema e diz que alguns conteúdos de páginas que aparecem nos resultados de pesquisa "podem nem parecer que foram criadas para, ou mesmo por, uma pessoa".

A ação mais recente anunciada pelo Google para acabar aquele com conteúdo pobre e sem sentido é a "atualização de conteúdo útil", que começará a ser lançada na semana que vem para pesquisas em inglês. A empresa diz que em breve irá utilizar o novo algoritmo para mais idiomas. Essa alteração visa separar sites e páginas como "úteis" ou "inúteis", mas não se sabe ainda detalhes sobre como será feita essa categorização e decidir o que é útil.

Para dar uma ideia melhor sobre as suas intenções, o Google listou algumas perguntas para servir de diretriz. Os criadores de conteúdos deverão, sempre que possível, responder a essas perguntas.

Você tem um público existente ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a você?

Seu conteúdo demonstra claramente experiência em primeira mão e um profundo conhecimento (por exemplo, experiência que vem de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?

Seu site tem um propósito ou foco principal?

Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?

Alguém lendo seu conteúdo vai deixar a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?

Você está tendo em mente nossas orientações para atualizações principais e análises de produtos?

É importante ter em mente que as novas métricas irão afetar mais que páginas individuais. Caso o sistema de pesquisas do Google determine que um site contém muito conteúdo inútil comparado a outros sites, todo o conteúdo deste site será afetado negativamente. Esse é o início de uma série de mudanças onde o Google planeja oferecer aos usuários informações realmente úteis, que tenham como prioridade as pessoas e não os algoritmos.