Os usuários da conta gratuita do G Suite tiveram até o dia 27 de julho de 2022 para desativar o encerramento da mesma. Caso você não tenha feito nada, sua conta gratuita do G Suite deve ter sido suspensa no dia 1° de agosto. Entretanto, ainda é possível reaver a conta suspensa caso não tenha se passado 60 dias após a suspensão, confira como abaixo.

De acordo com a página de suporte do Google, nos primeiros 60 dias após a conta do G Suite ter sido suspensa, o administrador (dono da conta) poderá acessar o Admin Console e evitar que a conta seja cancelada permanentemente. Antes de fazer isso, o usuário perderá a capacidade de acessar os principais serviços e dados do Google Workspace como, por exemplo, o Gmail, a Agenda, o Drive e o Meet. Entretanto, o YouTube, o Google Maps e o Google Fotos continuarão disponíveis.

Conta gratuita do G Suite suspensa: Como reaver/reativar

Segundo a página de suporte do Google Workspace, para restaurar a conta gratuita do G Suite que foi suspensa, o administrador (dono da conta) deverá configurar o faturamento do Google Workspace. Para isso siga o passo a passo abaixo:

Passo 01: Faça login no Google Admin Console usando uma conta de administrador.

Passo 02: No Admin console, acesse o Menu de assinaturas e selecione faturamento.

Passo 03: Siga as instruções na tela para concluir a configuração do faturamento da conta.

É importante lembrar que a edição gratuita legada do G Suite não tem direito ao período de teste gratuito do Workspace. Caso tenha acesso às configurações, mas não queira pagar, saiba que é possível selecionar uma assinatura gratuita clicando aqui (requer uma conta de superadministrador).

Caso não consiga acessar a opção de configuração do faturamento do Google Workspace para evitar o cancelamento da conta gratuita do G Suite Após a suspensão, você terá de preencher este formulário de recuperação de conta. Caso você não tenha utilizado sua conta para fins comerciais, será possível assinar novamente o Google Workspace e utilizar uma assinatura gratuita.

Captura de tela da página do formulário de recuperação de conta para reativar a conta gratuita do G Suite. Fonte: Google
Captura de tela da página do formulário de recuperação de conta para reativar a conta gratuita do G Suite. Fonte: Google

Se você receber uma mensagem de erro ao tentar utilizar uma opção gratuita do Google Workspace, o Google explicou que os possíveis motivos para isso podem ser:

Erro Mensagem/Solução
404 Faça login em uma conta de administrador (não termina em gmail.com). Em seguida, clique no botão acima novamente.
Você precisa ter o Google Workspace. Sua conta não está qualificada para mudar para a opção sem custo financeiro, porque você precisa primeiro fazer upgrade para o Google Workspace Business Starter. Depois disso, você pode tentar de novo.
Solução: aguarde até que o upgrade automático para o Google Workspace seja feito automaticamente ou faça isso por conta própria. Em seguida, clique no botão acima novamente.
Se fizermos o upgrade automático, você não receberá cobranças se mudar para a opção sem custo financeiro em um mês.
Se fizer o upgrade por conta própria, você não receberá cobranças se mudar para a opção sem custo financeiro no mesmo dia. Se você tiver cancelado o Google Workspace, precisará se inscrever novamente primeiro.
Você fez upgrade antes de 19 de janeiro de 2022 Sua conta não está qualificada para mudar para a opção sem custo financeiro, porque você fez upgrade para o Google Workspace antes de 19 de janeiro de 2022.
Solução: somente os clientes que fizeram upgrade após a divulgação da transição em 19 de janeiro de 2022 poderão voltar para a assinatura sem custo financeiro.
Você tem um revendedor Sua conta não está qualificada para usar a opção sem custo financeiro porque você comprou uma assinatura de um revendedor. Entre em contato com seu revendedor do Google para transferir sua conta.
Solução: entre em contato com seu revendedor do Google para transferir o gerenciamento da sua conta para o Google.
Você tem um plano de pagamento anual/com prazo fixo Sua conta não está qualificada para usar a opção sem custo financeiro porque você tem um plano de pagamento anual/com prazo fixo. Entrar em contato com o suporte
Solução: entre em contato com o suporte para solicitar a reversão de uma assinatura sem custo financeiro.
Você tem a opção sem custo financeiro Sua conta já tem a opção sem custo financeiro.
Solução: não é preciso fazer nada porque você já selecionou a assinatura sem custo financeiro.