O Google anunciou que os usuários da "edição legada grauita" do G Suite serão obrigados a "fazer upgrade para uma assinatura paga do Google Workspace" até o dia 1º de julho de 2022 para continuar a usar o Gmail, Google Agenda, Google Drive e o pacote de programas de produtividade do Google (Documentos, Planilhas e Apresentações). Entretanto, o post no blog do Google ficou vago sobre quem será afetado por essa mudança.

Segundo o texto no blog do Google, foi dito que os usuários "não terão mais acesso aos serviços principais do Google Workdspace como Gmail, Agenda e Meet. Entretanto, o Google Fotos e o YouTube continuarão gratuitos. Porém, saiba que não serão todas as contas gratuitas do Google que irão perder esse benefício. Entenda abaixo.

Quem terá de pagar para continuar a usar os serviços do Google?

Somente pacotes familiares ou pequenas empresas, que utilizam o serviço do Google com domínios personalizados gratuitos e endereços de e-mail associados que deverão realizar o upgrade para uma conta paga no Google Workspace. Usuários que possuem o sufixo "@gmail.com" e possuem contas gratuitas do Google não serão afetados pela mudança.

Para exemplificar melhor, caso alguém que você conheça tenha criado uma conta no Google Apps em 2008 com o domínio "johnsonfamily.com" e deu para várias pessoas um endereço de e-mail específico, essa pessoa terá de pagar por uma conta no Google Workspace até julho de 2022. Caso não seja feito a migração para um plano pago, os dados associados ao grupo de pessoas na conta Google terão de ser exportados antes do dia 1º de julho, pois depois disso tudo será excluído.

O que achou desta mudança? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!