O pacote de aplicativos de produtividade do Google (Docs, Slides, entre outros) ganhou a capacidade de avisar quando há problemas de compatibilidade com arquivos de programas do Microsoft Office. Esse recurso será útil para saber quando não há recursos que foram utilizados no Microsoft Office ao utilizar a plataforma de produtividade do Google.

Além de avisar quando não houver compatibilidade com algum recurso do um arquivo do Microsoft Office, o Workspace do Google irá permitir que o usuário retorne ao estado original de um arquivo do Word, por exemplo, caso ocorra uma edição por acidente do documento. Basta acessar "Histórico de versões" para acessar uma cópia mais antiga do arquivo.

Como funcionará o alerta de incompatibilidade com arquivos Office

Quando o usuário abrir um arquivo do Word no Google Docs, ele verá uma caixa azul com o nome da extensão do arquivo com ".DOC" ou ".DOCX", indicando que se está trabalhando com um arquivo do Microsoft Office. Caso este documento utilizar recursos do Office que o Google Docs não ofereça suporte, será exibido um aviso com um símbolo de triângulo e um ponto de exclamação dentro.

Funcionamento do aviso sobre incompatibilidade do Google Docs com arquivos do Microsoft Word. Fonte: Google
Funcionamento do aviso sobre incompatibilidade do Google Docs com arquivos do Microsoft Word. Fonte: Google

Lançamento e disponibilidade

Os novos recursos de alerta de compatibilidade e recuperação de alterações feitas acidentalmente estão sendo disponibilizados para quase todas as contas do Google, incluindo usuários do Google Workspace, legados do G Suite Basic e G Suite Business. O acesso às novidades começaram no dia 11 de agosto e deverão chegar para quase todos nas próximas semanas.