O Chrome 102 começou a ser disponibilizado pelo Google no dia 24 de maio de 2022. Nesta atualização do navegador há aprimoramentos para apps Web, novos atalhos de teclado para as guias (abas) e informações úteis sobre lojas online.

Agora é possível mudar a posição das guias (abas) no Chrome sem utilizar o mouse. Basta utilizar comandos de atalhos no teclado, pressionando Ctrl+Shift e Page Up ou Page Down. Dependendo do seu teclado, pode haver uma tecla de função para o "page up" (pgup) e o "page down" (pgdn).

Novidades para a utilização de aplicativos web

Com a versão 102 do Chrome é possível agora abrir determinados arquivos em aplicativos Web, fazendo com que cada vez mais eles se pareçam com apps nativos. Neste caso, o usuário pode selecionar a opção "abrir com" no menu para abrir um arquivo em um aplicativo web.

Outra novidade para os aplicativos web no Chrome 102 é uma nova API que permite uma transição mais suave entre as páginas, sem a necessidade de que a página seja carregada de uma vez só.

Informações sobre lojas

Informações sobre lojas no Chrome. Fonte: AndroidPolice
Informações sobre lojas no Chrome. Fonte: AndroidPolice

Neste novo update do Chrome, o Google está testando um recurso que é capaz de detectar quando você está visitando um site de uma loja online desconhecida (que o usuário nunca tenha visitado) e exibir informações sobre o e-commerce.

Como trata-se de um teste, é necessário ativar manualmente o recurso caso queira conferir a funcionalidade. Para isso, basta acessar o endereço abaixo e selecionar "enabled" em "About this site' section in page info".

chrome://flags/#page-info-about-this-site

Ativando a função para exibir informações sobre lojas no Chrome. Fonte: Vitor Valeri
Ativando a função para exibir informações sobre lojas no Chrome. Fonte: Vitor Valeri

Interface de videochamadas aprimorada

Com a atualização do Chrome 102, foi implementado um novo recurso que permite controlar uma videochamada em uma guia (janela) separada. A ideia é exibir controles na aba onde a videoconferência está ocorrendo. Você pode testar essa funcionalidade no site de demonstração.

Chrome 102: O que mais há de novo?

Além dos recursos e aprimoramentos citados acima, o Google também realizou as seguintes alterações com a atualização para o Chrome 102:

  • Melhorias nos controles de janela para aplicativos da web.
  • Status da rede agora é particionado pela chave de partição de rede para proteger contra rastreamento entre sites por meio de canais laterais.
  • O novo valor "until-found" para o atributo "hidden" torna um elemento pesquisável por localização na página, rolagem em um fragmento de texto e navegação de fragmento.
  • Três alterações na API de confirmação de pagamento seguro.
  • Os sites não podem mais fazer chamadas "PaymentRequest.show()" sem a ativação do usuário.

Como atualizar o Google Chrome manualmente

Para atualizar manualmente o Chrome, basta seguir os seguintes passos:

Passo 01: Acesse o menu do navegador em cima no canto direito clicando no símbolo de três pontos na vertical.

Passo 02: Passe a seta do mouse por cima da opção "Ajuda".

Passo 03: Selecione "Sobre o Google Chrome".

Captura de tela demonstrando onde clicar para atualizar o Google Chrome. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela demonstrando onde clicar para atualizar o Google Chrome. Fonte: Vitor Valeri

Pronto, agora o Google Chrome irá realizar a atualização se já estiver disponível para você.