O Chrome permitirá que você remova as indicações de notícias (recurso Discover ou "descobrir") no Android em sua página de nova aba. Geralmente, o navegador mostra publicações de sites logo abaixo da caixa de pesquisa, onde é exibido conteúdo baseado nos algoritmos do Google com base na atividade do usuário.

Na nova atualização do Chrome para plataformas mobile, a página inicial, que surge quando se abre uma nova aba, encontramos um visual mais limpo, concentrando apenas em exibir os atalhos para sites acessados recentemente e a barra de busca. Você pode verificar se o novo recurso já está disponível para você acessando o endereço "chrome://flags" e colocando na busca uma destas 3 descrições abaixo.

Feed ablation

Enables feed ablation.

#feed-ablation

Seção de recursos experimentais do Google Chrome no Android. Fonte: Vitor Valeri
Seção de recursos experimentais do Google Chrome no Android. Fonte: Vitor Valeri

Dificilmente alguém irá achar o nome dado ao novo recurso normal. Mas o "feed ablation" basicamente remove todas as indicações de publicações de sites na versão mobile do Chrome. No momento a funcionalidade está disponível somente na versão de testes do app, o Chrome Canary.

Capturas de tela de antes e depois da ativação do recurso feed ablation no Google Chrome para Android. Fonte: 9to5google
Capturas de tela de antes e depois da ativação do recurso "feed ablation" no Google Chrome para Android. Fonte: 9to5google

O "Discover" (descobrir) pode ser acessado em mais de um aplicativo do Google

O navegador Chrome é só uma das formas de se ter o "Discover" funcionando, onde agora é possível ser bloqueado através do "feed ablation". O "Discover" pode ser utilizado através da página inicial do app Google e no Pixel Launcher.

Você gosta do feed do Google Discover aparecendo na página inicial do Chrome? Ou prefere um design mais limpo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!