Após uma sucessão de anúncios sobre a conta legada gratuita do GSuite, o Google voltou atrás em parte de sua decisão e disse que irá permitir que mantenha os benefícios para aqueles que utilizarem a "Free Legacy Edition do G Suite para uso pessoal". Basicamente, só as empresas deverão migrar para o Google Workspace e pagar por ele.

Caso você não tenha lido as notícias anteriores, o Google oferece uma conta com domínio de e-mail personalizado chamada "Google Workspace". Anteriormente, esse benefício pertencia aos serviços chamados "G Suite" e "Google Apps". Ter um endereço de e-mail personalizado significa que ao invés de ter "[email protected]", é possível criar um nome específico para o e-mail como, por exemplo, "[email protected]".

De 2006 a 2012, a conta legada do G Suite gratuita não cobrava para utilizar e-mails personalizados. Entretanto, hoje esse serviço custa para as empresas que querem ter esse benefício. Por conta disso, em janeiro, funcionários do Google aparentemente perceberam que esse pequeno grupo de usuários que não pagavam pelo G Suite, estavam recebendo benefícios de um serviço pago, e decidiram que era inaceitável.

Então, no início deste ano, em janeiro, o Google publicou um anúncio dizendo que os "usuários do G Suite legado" deveriam basicamente "pagar ou perder sua conta". Estas pessoas se inscreveram em um serviço gratuito do Google e armazenaram seus dados por 16 anos. Na época, quando elas se cadastraram no serviço, não havia menção de que elas seriam cobradas.

Uma semana após o alvoroço que aconteceu devido ao seu anúncio, o Google cedeu um pouco dizendo que forneceria "uma opção para você mover seu conteúdo pago, que não é do Google Workspace, e a maioria dos seus dados, para uma opção sem custo". Entretanto, em janeiro foi informado somente que "essa nova opção não contaria com recursos premium, como e-mail personalizado", obrigado os usuários do G Suite legado a hospedar seu e-mail no Google ou utilizar outro serviço.

Mantendo a conta legada do G Suite gratuita

Finalmente, em maio de 2022, o Google comunicou aos usuários o que iria acontecer com suas contas. Segundo a página atualizada da empresa:

Para indivíduos e famílias que usam sua conta para fins não comerciais, você pode continuar usando a edição gratuita legada do G Suite e desativar a transição para o Google Workspace.

Para desativar a transição para o Workspace e continuar com a conta gratuita do G Suite, acesse este link ou vá até o painel de administração do G Suite. Será necessário confirmar que sua conta do G Suite será de uso pessoal, não comercial. O motivo para essa exigência é que, de acordo com o Google, as empresas deverão pagar pelo Workspace.

Captura de tela da página de transição para o Google Workspace.
Captura de tela da página de transição para o Google Workspace.

Caso você tenha começado a pagar pelo Workspace em janeiro deste ano e utilizou sua conta do G Suite para uso pessoal, o Google diz que o usuário deverá entrar em contato com o suporte através deste endereço.

A maior novidade do anúncio feito pelo Google é a decisão de não retirar o e-mail personalizado das pessoas. Na segunda página do suporte, a empresa diz:

Você pode continuar usando seu domínio personalizado com o Gmail, manter o acesso a serviços gratuitos do Google, como Google Drive e Google Meet, e manter suas compras e dados.

Prazo para desativar o encerramento da conta gratuita do G Suite

Segundo o Google, o prazo para desativar o encerramento da conta gratuita do G Suite é dia 27 de junho de 2022. Caso você não desative, haverá uma cobrança automática pelo Google Workspace. Caso não haja um cartão registrado e não iniciar o processo de "não participação do Google Workspace", sua conta será suspensa no dia 1º de agosto.