O Chrome 99 já está disponível em sua versão estável tanto nas plataformas mobile (Android e iOS) quanto desktop (Windows e macOS). Caso você já tenha atualizado o navegador, irá notar um novo botão logo a direita da barra de endereços. Finalmente o Google adicionou uma barra lateral para o acesso e gerenciamento de favoritos.

A barra lateral de favoritos irá aparecer no lado direito do navegador ao clicar no ícone no lado esquerdo da imagem do seu perfil que fica em cima no canto direito da tela no Chrome. Há duas guias: uma para a lista de leitura e outra para seus favoritos, além de um botão "fechar" para fazê-la sumir.

Sobre os favoritos e a lista de leitura

A guia de "Lista de leitura" serve para você salvar páginas temporariamente que deseja ler enquanto a guia "Favoritos" cumprirá o papel de salvar endereços que você acessa com frequência ou deseja guardá-los por algum outro motivo.

Captura de tela do navegador Chrome mostrando a barra lateral com a guia Favoritos. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela do navegador Chrome mostrando a barra lateral com a guia "Favoritos". Fonte: Vitor Valeri

Anteriormente, para acessar a lista de favoritos no Chrome era confuso, principalmente após sair do navegador Mozilla Firefox. Agora, utilizando uma barra lateral para acessar os endereços favoritos, a experiência ficará mais fluida. Não cheguei a experimentar ainda a "Lista de leitura", mas achei uma ideia interessante ao invés de salvar links em aplicativos de mensagens instantâneas como Telegram e WhatsApp.

Lançamento e disponibilidade

O novo recurso da guia de favoritos está disponível somente na versão 99 do Chrome. Caso você ainda naõ tenha acesso, verifique por novas atualizações clicando nos três pontos em cima no lado direito > ajuda > sobre o Chrome.

O que achou da novidade? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!