A ativação automática da verificação em duas etapas (ou 2SV, sigla em inglês) de mais de 150 milhões de usuários deverá ser feita pelo Google até o final de 2021 para os usuários de seus aplicativos. Além disso, também será exigido que pelo menos 2 milhões de criadores de conteúdo no YouTube ativem a função. Essa medida está sendo tomada com o objetivo de proteger os usuários das plataformas do Google e reforçar ainda mais a segurança das contas.

A verificação em duas etapas é um método para aumentar a segurança em aplicativos muito utilizados. No caso dos apps da Google, o usuário só precisa confirmar que é ele através de seu celular Android por meio de uma mensagem do Google que irá aparecer nas notificações.

Google verifica todos os dias no mínimo um bilhão de senhas

Segundo as informações da empresa, o Google costuma realizar a verificação de pelo menos 1 bilhão de senhas diariamente com o objetivo de proteger as contas de seus usuários contra invasões. Além da verificação em duas etapas, há também a opção de utilizar o aplicativo Google Smart Lock, onde são criadas chaves de segurança, uma outra forma de autenticação.

Animação da verificação em duas etapas do Google. Fonte: Google
Animação da verificação em duas etapas do Google. Fonte: Google

Gerenciador de senhas no Chrome

Através do gerenciador de senhas, recurso presente no Chrome, navegador desenvolvido pela companhia, o usuário consegue armazenar facilmente suas senhas e utilizá-las em sites e "web apps". É interessante notar que é sugerido senhas fortes quando a pessoa tenta se cadastrar em algum site através do Chrome.

Gerenciador de senhas do navegador Chrome. Fonte: Google
Gerenciador de senhas do navegador Chrome. Fonte: Google

A verificação em duas etapas vem sendo aprimorada há anos pelo Google

Há vários anos o Google tenta inovar na área de verificação em duas etapas, embora ainda seja possível invadir um dispositivo mesmo a utilizando. A 2SV é uma boa alternativa para reforçar a segurança das contas de usuários, mas sempre deve ser utilizada de forma complementar com outras alternativas. O motivo disso é o fato de que há invasores que conseguem clonar o número do telefone dos celulares e assim burlar a verificação em duas etapas.

Para clonar um número, basta que um funcionário de uma operadora de telefonia transfira ele para um novo chip sem a autorização do titular da conta. Ou seja, é recomendado que você tenha outra forma de reforçar a segurança dos seus serviços que não dependa do celular.