O Google Maps é um aplicativo muito utilizado para auxiliar no deslocamento de um lugar para o outro no dia a dia, seja de carro, bicicleta, a pé, metrô, trem e até ônibus. Entretanto, a plataforma oferece muito mais do que isso, sendo capaz de, por exemplo, informar se um determinado lugar está lotado ou não em um horário específico do dia.

Além dos recursos citados acima, o Maps ainda é capaz de exibir uma linha do tempo. Uma função que consiste em monitorar os lugares visitados e dar uma visão geral de onde você foi em determinado mês ou no ano. Isso é possível graças ao histórico de localização que o aplicativo utiliza através do GPS do celular.

Google Maps recebe função "Estatísticas" na Linha do Tempo

No começo deste ano, o Google aprimorou a linha do tempo e começou a implementar uma função chamada "Insights" ("Estatísticas"). Com este recurso é possível ter acesso a várias informações sobre os lugares que você pode ter visitado e as rotas utilizadas.

Nova função Estatísticas (Insights) na linha do tempo do Google Maps. Fonte: Vitor Valeri
Nova função "Estatísticas" ("Insights") na linha do tempo do Google Maps. Fonte: Vitor Valeri

O Insights (Estatísticas), funcionalidade mencionada acima, é capaz de mostrar ao usuário um histórico de viagens feitas, lugares visitados, atrações e estadia em hotéis. Como se não bastasse, o recurso ainda diz se você utilizou um carro ou um avião durante o deslocamento. Tudo isso é mostrado de forma intuitiva, permitindo que a pessoa consiga repassar o que fez a cada dia do mês com facilidade.

Lançamento e disponibilidade

No início de 2021, o Google disponibilizou o Insights (Estatísticas) no Maps para um pequeno grupo de pessoas e felizmente, agora a funcionalidade está sendo disponibilizada para mais usuários em todo o mundo. A informação veio através do site androidpolice, onde é dito que o Insights (Estatísticas) do Google Maps está começando a aparecer para usuários fora dos EUA, incluindo o Brasil, a Alemanha e o Reino Unido, por exemplo.