O Google liberou recentemente uma atualização para o Earth ('Terra', em português), programa da empresa que está disponível para desktop e plataformas mobile e permite visualizar vários lugares do mundo e visitar as principais atrações turísticas, como a Torre Eiffel, Museu do Louvre ou até mesmo conhecer o interior da Casa Branca, morada do presidente dos Estados Unidos. Além de todos esses recursos a desenvolvedora adicionou nesta semana a função de time-lapse que permite acompanhar a evolução de vários biomas e regiões, como a floresta amazônica.

O conteúdo foi dividido em alguns temas e pode ser acessado através mudança na floresta , crescimento urbano , aquecimento das temperaturas , fontes de energia.

Time-lapse histórico

A novidade permite que o usuário veja uma time-lapse rápida sobre as mudanças que ocorreram em determinado local, como a criação de cidades ou a modernização de uma região, sendo possível também visualizar o impacto das mudanças climáticas.. As imagem foram geradas a partir das capturas realizadas pelos satélites e agrupadas a fim de formar um histórico que pode ser navegado de acordo com o ano em questão.

O conteúdo está disponível gratuitamente e nos formatos 2D ou 3D, podendo, inclusive, efetuar o download do vídeos. Para ter acesso a essa nova função é preciso ter a última versão do software instalada ou utilizar a versão para navegador, que consome bastante memória RAM.

Interface do Google Earth. (Foto: Printscreen).
Interface do Google Earth. (Foto: Printscreen).

Essas novas adições em 3D não apenas mostram a escala dimensional em alguns casos, mas também fornecem uma experiência mais envolvente. É possível assistir ao recuo de uma geleira ao longo de quatro décadas ou ver a vegetação da floresta amazônica dando lugar a estradas.

Leia também:

Fonte das imagens

A empresa informou que os dados usados ​​para criar esses vídeos são compilados de "mais de 24 milhões de imagens de satélite de 1984 a 2020", escreveu Moore. O Google trabalhou com a NASA, o US Geological Survey e o programa Copernicus da Agência Espacial Europeia (ESA) para usar imagens de seus satélites Landsat e Sentinel para o projeto e gerar o conteúdo que foi inserido a partir da última atualização.

Além da nova forma de entretenimento gerada a partir das imagens em time-lapse, o Google também informou que o projeto tem como objetivo ajudar pesquisares e cientistas a entenderem os efeitos das mudanças climáticas, desmatamentos e outros fenômenos no planeta.

Fonte