Na manhã desta segunda-feira (14), muitos usuários foram às redes sociais reclamar sobre a queda dos principais serviços do Google. Plataformas do Gmail, YouTube, Google Drive, Google Play e Google Meet passaram por instabilidades, e quando eram acessadas, exibiam uma mensagem de erro dizendo que a página estava temporariamente indisponível. Nem mesmo a página de buscas da empresa estava operando em 100%, e para alguns usuários a página não abria ou carregava de forma mais lenta que o habitual.

Registros no site DownDetector mostram que os problemas nos serviços do Google começaram a ficar inoperantes por volta das 8h da manhã pelo horário de Brasília. Logo em seguida, uma enxurrada de reclamações e brincadeiras sobre o ocorrido circularam nas redes sociais.

Problema resolvido

Não demorou muito, e por volta das 9h30, o acesso a maioria dos serviços da empresa foi normalizado. Pelo que parece, apenas o Gmail ainda está com algum tipo de problema na autenticação de login, e no decorrer do tempo o sistema volte a operar normalmente para todos os usuários. No momento da redação desta matéria, testamos todas as plataformas afetadas e estão funcionando normalmente.

"Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período. O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro." - disse o Google.

Fora do ar (de novo)

Neste ano, essa não foi a primeira vez que os serviços do Google ficaram fora do ar. Recentemente, no dia 4 de dezembro, o Google passou por problemas semelhantes, e assim como a falha de hoje, os problemas começaram a ser apontados às 8h da manhã, resultando em instabilidade nas páginas de acesso ao Gmail, YouTube e Google Drive.

No mês passado, o problema também ocorreu durante a noite do dia 20 de novembro, e várias plataformas da empresa foram afetadas.