Já faz um tempo que o YouTube tem se preocupado em expandir o suporte para vídeos em HDR. Em 2016, por exemplo, ocorreu o anúncio da chegada do recurso em sua plataforma, mas isso se limitava a apenas vídeos pré-gravados. Agora, os usuários podem contar com a tecnologia HDR também em transmissões feitas ao vivo que podem ser acessadas pela TV ou celular.

A novidade foi anunciada na última terça-feira (8) e já está disponível para utilização. O HDR, ou High Dynamic Range, é basicamente um recurso de imagem padrão que oferece uma gama de cores mais ampla e permite que telas que suportem esse tipo de imagem exiba sombras mais escuras e destaques de cores vivas mais brilhantes.

Na página de suporte da maior página de buscas da internet, a empresa afirma que para utilizar o recurso HDR em transmissões ao vivo, os donos de canais precisarão utilizar câmeras que suportam esse determinado padrão de imagem. Se você é um criador de conteúdo e quer transmitir ao vivo em HDR, você precisará usar os codificadores determinados pelo Google, e que podem ser acessados clicando aqui. Se tiver alguma dúvida sobre o recurso, você também pode ser respondido pelo Twitter direcionando a pergunta para @TeamYouTube.

Na imagem a esquerda temos a qualidade em SDR. O HDR com cores vivas está a direita. (Imagem: Divulgação/YouTube)
Na imagem a esquerda temos a qualidade em SDR. O HDR com cores vivas está a direita. (Imagem: Divulgação/YouTube)

Como utilizar o HDR em lives do YouTube?

Basicamente, a novidade chegou a todos os criadores de conteúdo da plataforma. O recurso pode ser utilizado em vídeos em campo aberto, ou até mesmo em gameplays, desde que o codificador, monitor e jogo sejam compatíveis com HDR.

Do outro lado da tela, o espectador que estiver assistindo o vídeo pelo celular, TV, Windows ou Mac, poderá acessar o botão de configuração de resolução de vídeos, e selecionar o modo HDR. Contudo, como já é de se esperar, a tecnologia só será exibida se o dispositivo em que é assistido for compatível com o modo padrão de imagem em HDR.

Esse recurso está presente no YouTube há aproximadamente quatro anos, mas se limitava apenas para os vídeos que eram gravados em HDR. Hoje em dia, as lives tem se tornado cada vez mais comuns entre o público, por isso vale acompanhar como os canais e criadores de conteúdo vão utilizar esse recurso.