A função Portrait Light da Google pode transformas as suas piores fotos em algo consideravelmente melhor. Com esta ferramenta, é possível alterar a direção em que a luz está incidindo e até a intensidade. A novidade foi lançada em setembro para os smartphones Pixel 4A 5G e Pixel 5 e agora empresa revelou como chegou nesta tecnologia do Portrait Light.

Neste final de semana, a Google postou em seu blog uma explicação sobre o que foi feito para obter os resultados demonstrados com o Portrait Light. Segundo a empresa, foi utilizado uma estrutura esférica de iluminação com simplesmente 64 câmeras e 331 fontes de luz (LEDs individualmente programados para se tirar fotos necessárias). Os desenvolvedores da tecnologia chegaram a fotografar 70 pessoas com diferentes tons de pele, formato de rosto, gêneros, penteados e até roupas e acessórios. Tudo foi iluminado dos mais diferentes ângulos com fotos mostrando diferentes níveis de luminosidade.

Google utiliza 64 câmeras e 331 LEDs para desenvolver IA de fotografia

Utilizando a técnica mencionada acima, a Google utilizou-se de machine learning (aprendizado de máquina) para treinar sua IA (inteligência artificial) e assim produzir o resultado desejado.

Disponibilidade

Segundo a Google, seus smartphones No Pixel 4, Pixel 4a, Pixel 4a (5G) e Pixel 5, já possuem a funcionalidade do Portrait Mode de forma automatica. Já as gerações anteriores do celular Pixel, é necessário, de acordo com a empresa, ativar o recurso na seção "ajustar" ao editar uma foto com uma pessoa.

Google utiliza 64 câmeras e 331 LEDs para desenvolver IA de fotografia

Para saber mais detalhes sobre como foi desenvolvida a tecnologia Portrati Light, acesse aqui.

O que achou da nova tecnologia desenvolvida pela Google para utilização em fotografias feitas por smartphones? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!