O Google anunciou hoje em seu blog que começou a permitir que pessoas fotografem com seus smartphones para fazer upload de imagens no Street View, funcionalidade do app Google Maps que é utilizada para ver em detalhes o que há em certos locais. Agora não será mais preciso ter uma câmera especial que tira fotos em 360° ou uma mochila com um bastão e uma câmera no topo ou até mesmo um carro com uma câmera em cima, basta um simples celular com sistema operacional Android para inserir fotos no modo Street View do Google Maps. Confira os detalhes da novidade abaixo!

Para ser possível gerar imagens para o Street View, basta tirar uma série de fotos à medida que você vai movendo a câmera do celular para capturar a cena ao seu redor. As imagens são capturadas utilizando o app ARCore, o mesmo aplicativo utilizado pelo Google para proporcionar experiências de realidade aumentada nos smartphones Android (Exemplo: jogo mobile Pokemon Go). Segundo a Google, o processo de captura de imagens e upload no Google Maps funciona da seguinte forma:

"Depois de gravar suas imagens e publicá-las por meio do aplicativo Street View, giramos, posicionamos e criamos automaticamente uma série de fotos conectadas. Em seguida, colocamos essas imagens conectadas no lugar certo no Google Maps, para que seu novo Street View possa ser encontrado no local exato onde foi tirado para que outras pessoas vejam e explorem."

As fotos compartilhadas pelos usuários irão aparecer no mapa do Google Maps como linhas azuis pontilhadas como você pode conferir abaixo.

Foto do Brasil tirada através de um smartphone Android e inserida no Street View do Google Maps. Fonte: Google

Há anos que o Google permite que as pessoas capturem imagens para o Street View do Google Maps, porém havia como requisito minimo possuir uma câmera que captura especial que captura em 360°. Agora, com a possibilidade de utilizar a câmera "padrão" de smartphones Android haverá uma grande produção de imagens de diversos lugares pelo mundo.

Disponibilidade e lançamento

Infelizmente o novo recurso de captura e upload de imagens no Street View ainda esta restrito somente para algumas regiões, são elas:

  • Toronto (Canadá)
  • Nova York (NY)
  • Austin (TX)
  • Nigéria
  • Indonésia
  • Costa Rica

No início dos testes da nova função, alguns usuários do Brasil chegaram a testar a novidade. Confira abaixo a imagem:

Foto do Brasil tirada através de um smartphone Android e inserida no Street View do Google Maps. Fonte: Google
Foto do Brasil tirada através de um smartphone Android e inserida no Street View do Google Maps. Fonte: Google

O que achou da novidade que está chegando ao Google Maps? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!