Foi anunciado pela Google diversas melhorias que estão sendo implementadas ao seu app de geolocalização, o Google Maps. Em breve os usuários do aplicativo terão acesso a sobreposições no mapa com dados do Coronavírus, função para entrega e informações sobre aglomeração em tempo real para o transporte público coletivo. Além destas funcionalidades, os desenvolvedores disseram que o modo de direção do Google Assistente irá permitir o acesso via comando de voz para reprodução de música enquanto o usuário dirige.

Novo modo de direção do Google Assistente

O novo modo de direção do Google Assistente foi anunciado originalmente durante o evento Google I/O 2019 e em outubro houve o relato de alguns usuários que estavam tendo acesso a nova funcionalidade. A nova ferramenta permite que o usuário controle, através de sua voz, funções como chamadas telefônicas e reprodução de mídia dentro da tela de navegação do Google Maps. Desta forma, o motorista poderá prestar atenção na estrada enquanto dirige, sem desviar a atenção.

Google Maps recebem atualizações que ajudarão a lidar melhor com a pandemia

Agora será possível ler novas mensagens, atender chamadas e reproduzir mídia de aplicativos como Spotify, YouTube Music e Google Podcasts. Segundo a Google, os usuários poderão optar por ativar o novo modo através de um pop-up no Google Maps ou nas configurações do Google Assistente.

Google Maps auxiliando usuários com informações relacionadas ao COVID-19

Nas próximas semanas, de acordo com o Google, será adicionado mais informações sobre o COVID-19 no Google Maps, mostrando, por exemplo, a quantidade de casos detectados no total em uma área, além de links com informações oficiais das autoridades locais. Além disto, a plataforma de mapas da Google irá auxiliar o usuário a encontrar informações sobre as regras e regulamentações de cada local quando o usuário estiver viajando para outro local.

Número de casos por região no Google Maps. Fonte: Google
Número de casos por região no Google Maps. Fonte: Google

Será disponibilizado também no Google Maps informações sobre o estado de lotação dos transportes públicos coletivos. Agora o usuário poderá conferir em tempo real se um ônibus está lotado ou não e assim evitar determinada rota. Para que isso seja possível, a plataforma do Google utiliza o feedback de usuários do app tanto no Android quanto no iOS de forma global, além de informações preditivas de aglomerações, uma funcionalidade que começou a ser oferecida no ano passado.

Previsão de entrega ou horário em que o prato estará pronto para retirada

Agora o Google Maps irá permitir que o usuário não só faça pedidos de comida através do app, mas também consiga ver a previsão de entrega ou quando o prato estará disponível para retirada no restaurante. De acordo com a empresa, esta funcionalidade está sendo implementada nos EUA< Canadá, Alemanha, Austrália, Brasil e Índia.

Foram adicionados cerca de 250 novos recursos ao Google Maps em 2020

De acordo com a Google, desde o início da pandemia, em março de 2020, foram adicionados quase 250 novos recursos ao Google Maps. Muitas funcionalidades foram criadas para auxiliar as pessoas durante a quarentena, para realizar os trajetos com segurança para locais básicos para passar o dia a dia em casa.

O que achou das novidades sobre o Google Maps? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!