O Gmail Go está disponível para uma determinada categoria de usuários do Android em regiões selecionadas há um bom tempo, mas isso muda a partir de hoje. O Google lançou o Gmail Go na Play Store para que qualquer pessoa possa baixar e instalar o aplicativo "Go".

Como sabemos o Google possui uma versão do Android denominada Android Go, o sistema traz modificações que permite que smartphones mais básicos possam utilizar o sistema com a necessidade de um hardware interemediário ou topo de linha.

A proposta dos aplicativos "Go" é exatamente a mesma do sistema, entregar ao usuário velocidade e leveza, ou seja, os aplicativos são desenvolvidos para que usem memos memória RAM e também ocupem menos espaço de armazenamento.

O Gmail Go, agora disponível para todos, oferece a mesma experiência de e-mail que o aplicativo completo, mas abre mão de alguns elementos visuais. Ele por exemplo, não traz o botão "Meet" na parte inferior da tela.

Além disso, o aspecto geral do aplicativo é visualmente "mais limpo", no sentido de que não faz uso de sombras. Na realidade, os usuários do Gmail podem configurar a interface do usuário de seus aplicativos para que o botão Meet não apareça, mas isso é outra história.

De um modo geral, se você optar por utilizar o Gmail Go no lugar do Gmail, que na teoria é mais otimizada, você terá mais agilidade em todas as ações dentro do aplicativo, já que ele requer menos memória, então se você tem memória de sobra, a ideia é que o aplicativo funcione ainda mais flúido.

Vale lembrar ainda que existem vários outros aplicativos do Google que trazem o "Go" em seu nome e com ele a mesma premissa, ocupar menos espaço no armazenamento interno e ser mais leve no funcionamento no dia a dia.

Assim como o Files Go, Google Go, Galeria Go, Maps Go, Assistente Go, Navegação Go, Camera Go, Gmail Go e mais...