O sistema para avaliar um aplicativo no Android não é muito intuitivo, dado que é necessário entrar na Play Store para deixar seus comentários. No entanto, isso acaba de mudar, pois o Google colocou à disposição dos desenvolvedores uma nova API (Application Programing Interface).

Através da conta "Android Developers" no Twitter, a empresa lançou uma ferramenta que permite que os usuários deixem seus comentários sobre determinado aplicativo sem precisar sair dele. De agora em diante, em vez de serem redirecionados para Play Store, o sistema apresentará uma janela pop-up dentro do aplicativo para registrar a avaliação.

Levando em consideração que as classificações é uma das principais formas que os desenvolvedores tem para saberem a popularidade dos seus aplicativos na loja do Google e, consequentemente, possíveis erros, é compreensível que eles tentem ao máximo fazer com que os usuários registrem seus comentários. No entanto, o método que tínhamos até agora desanimava muitas pessoas.

Felizmente, isso deve mudar em breve com a nova API disponibilizada pelo Google, afinal, ela pode ser implementada nos jogos e aplicativos de maneira simples. Vale lembrar que os usuários ainda poderão rejeitar o pedido, mas caso aceitem, a classificação agora poderá ser feita de uma forma mais prática.

Novo sistema de avaliação do Android

Curiosamente, essa ferramenta já está disponível para desenvolvedores do iOS há um bom tempo. Portanto, parece que o Google resolveu criar uma solução semelhante para tornar seu sistema operacional móvel ainda mais atrativo, principalmente agora que estamos perto do lançamento da versão final do Android 11.