O Google deve mudar as regras para qualificar um smartphone para o programa Android Go a partir do Android 11. De acordo com informações encontradas no Guia de Configuração de Dispositivo do Android 11 Go, aparelhos com 2GB de RAM terão que, obrigatoriamente, rodar a versão mais leve do sistema operacional móvel.

Atualmente, o Android Go é apenas uma recomendação para dispositivos com 512MB ou 1GB de RAM. No entanto, a partir da próxima versão, os celulares com 1GB ou 2GB de RAM só poderão ser certificados para usar os serviços do Google se rodarem o sistema mais leve.

Ao que tudo indica, a exigência entra em vigor no último trimestre de 2020, ou seja, a partir daí os smartphones mais básicos terão que rodar o Android Go, não importa se na versão 10 ou 11. Por outro lado, aparelhos já disponíveis e certificados pelo Google Play Console com 2GB de RAM devem continuar na versão completa do sistema.

O documento ainda revela que smartphones com 512MB de RAM " não serão mais qualificados para rodar o GSM". Portanto, apenas aparelhos com no mínimo 1GB de RAM entregarão os serviços do Google e, consequentemente, terão acesso à Play Store.

Se pararmos para pensar, a decisão tomada pelo Google é muito positiva, principalmente para consumidores que apostam em celulares mais baratos e com especificações modestas, afinal, o Android Go oferece um software totalmente otimizado para hardwares de entrada, algo que naturalmente entrega um desempenho melhor que a versão completa.

O Google ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas outras informações devem ser reveladas quando a versão final do Android 11 chegar ao mercado, possivelmente em setembro.