Se você mantém ativado o backup de fotos e vídeos em sua conta Google através do Google Fotos, saiba que as pastas do WhatsApp, Telegram, Messenger, Kik, entre outros aplicativos de mensagens, está tendo sua sincronização com a nuvem desativada a partir de hoje.

O backup de mensagens, fotos e vídeos via Google Drive não será afetado. É apenas para backup do Google Fotos. O motivo dessa mudança é economizar recursos de Internet agora que as pessoas compartilham mais fotos e vídeos por conta da pandemia.

O Google Fotos nos enviará uma notificação para nos informar que o backup das pastas dos aplicativos de mensagens foi desativado.

O Google nos informa ainda que, a qualquer momento, pode alterar novamente essas configurações e que podemos reativar o backup dos aplicativos de mensagens, se quisermos continuar mantendo uma cópia dos vídeos e fotos na nuvem.

Passo a Passo para tere acesso às pastas e incluí-las novamente em seu backup no Google Fotos
Passo a Passo para tere acesso às pastas e incluí-las novamente em seu backup no Google Fotos

Para restaurar o backup de uma pasta, deve-se seguir estas etapas:

  1. Abra o Google Fotos.
  2. Na parte inferior, toque em "Biblioteca".
  3. Em seguida, agora na parte superior, escolha "Gerenciamento".
  4. Localize, "Fazer backup das pastas do dispositivos"
  5. Agora selecione as pastas que você quer manter salva na nuvem.

Feito isso você não precisa confirmar a ação, basta sair do aplicativo e as pastas retornarão para o backup no Google Fotos.

Essa medida do Google parece um tanto quanto fora de contexto visto que os aplicativos de mensagens raramente tem seu fluxo de dados alterado. Quem usa, faz isso frequentemente, independente de pandemia ou quarentena.

Faria mais sentido o que já foi feito pela empresa ao definir a qualidade dos vídeos do Youtube em 480p por exemplo. Contudo, se você acessar sua biblioteca e verificar que as pastas dos mesageiros está agora desabilitada, basta seguir os passos acima e incluir com um toque as pastas de volta ao backup.