Embora ainda se refiram ao sistema internamente como Android R, o Android 11 não receberá um nome de sobremesa, pois o Google mudou a marca do Android com o Android 10 no ano passado.

Como nas versões beta anteriores, esta primeira versão do Android 11 Developer Preview visa ajudar os desenvolvedores a testar a versão mais recente do sistema operacional Android antes do lançamento estável em agosto.

De fato, já era de se esperar que o Google liberasse antecipadamente a nova versão, noticiamos aqui a falha do estagiário, que mostrou a página antes do tempo na semana passada.

O Google continuará lançando novas visualizações até a chegada da versão estável, mas não espere que os principais recursos e APIs sejam revelados antes do Google I/O 2020 em maio.

O Android 11 Developer Preview 1, já está disponível para instalação manual no Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel 3, Pixel 3 XL, Pixel 3a, Pixel 3a XL, Pixel 4 e Pixel 4 XL.

Infelizmente, o Essencial Phone saiu da lista pois a empresa encerrou suas operações. No entanto, smartphones de outros fabricantes podem ser suportados em versões futuras, como vimos nos betas do Android 9 e Android 10.

O Google normalmente compartilha o código-fonte da versão mais recente do Android com seus maiores parceiros para que eles possam se preparar para a nova atualização do Android.

Até maio teremos certamente mais versões do Developer Preview sendo liberadas, seguidos por uma atualização estável para os smartphones Google Pixel em agosto.

Para desenvolvedores interessados ​​em ler sobre as novas APIs e alterações de comportamente do sistema, basta acessar o site Developer Preview disponibilizado pelo Google.