Sabemos que o Google Assistente é totalmente integrado com os demais serviços do Google, além disso, seu suporte para aplicativos de terceiros vem crescendo cada vez mais.

Usando o Google Assistente você pode enviar mensagens via WhatsApp, Telegram, Viber, Facebook Messenger entre outros, gravar e enviar anotações de voz para WhatsApp, além de ler mensagens recebidas de vários aplicativos.

Até então ele não suportava chamadas para nenhum desses aplicativos, mas isso começa a mudar agora com o suporte para o WhatsApp.

Google Assistente com maior integração com o Whatsapp

Você só podia solicitar as chamadas de voz iniciadas no Google Assistente para ligações convencionais, enquanto as vídeo chamadas podiam ser realizadas no Hangouts ou no Duo.

O Google Assistente agora está adicionando a capacidade de usar o WhatsApp para ambos, o que amplia as possibilidades de interação sem tocar no smartphone.

Você poderá dizer "Ok Google, WhatsApp, vídeo Márcia" para que o Assistente faça a chamada de vídeo pelo WhatsApp. Contudo, ao testar a nova função percebi que a mesma ainda não está funcionando como deveria.

Provavelmente nas próximas atualizações ela chegue para todos. Para o envio de mensagens de texto dentro do Whatsapp a função funciona perfeitamente.

A publicação no blog do Google não deixou claro se esse recurso é apenas para os smartphones, ou se o recurso poderá ser ativado através de alto-falantes e os monitores inteligentes.