Embora muitos usuários não vejam a necessidade de tanta integração, a Google é incomparável quando o assunto é o seu assistente de voz.

Agora, o Google Assistente pode ler e responder às mensagens que você recebe via WhatsApp, Telegram e Slack.

Essa nova capacidade de IA do Google foi descoberta recentemente e tudo indica que tal capacidade de interação é processada no próprio dispositivo. Sem a necessidade de envio de dados para lugar algum.

O novo recurso não apenas tornará o Google Assistente capaz de ler mensagens do WhatsApp, Slack, Telegram, mas também permitir que os usuários respondam a elas via ditando as respostas.

Além de ler em voz alta e possibilitar a resposta do usuário via voz, é possível ainda ter acesso as notificações de grupo.
Além de ler em voz alta e possibilitar a resposta do usuário via voz, é possível ainda ter acesso as notificações de grupo. (Eu só imagino o quanto de bateria essa nova função irá drenar e com que velocidade).

Embora ainda não se saiba se a função chegará para todos, ela foi descoberta e usada em solo norte americano, talvez isso indique que testes estejam sendo feitos por lá e em breve podemos ter a mesma função em diversas línguas e localidades.

Até então, o Google Assistente só conseguia ler e responder a mensagens SMS e Hangouts. A inclusão de suporte para novos aplicativos é ótimo para todos.

O recurso é acionado por voz obviamente, através do comando "read my messages", tentei utilizar o recurso em português, também em inglês, mas como citado acima, o recurso parece não estar disponível para todos.

Embora a nova funcionalidade ainda não esteja funcionando para todos usuários, seu uso é simples. Quando você dá o comando de voz, o Assistente mostrará uma mensagem pop-up da última mensagem que você recebeu na tela e começará a lê-la.

Depois disso, o Assistente permite que você envie uma resposta apenas ditando, você não precisa escrever, uma vez que você tenha respondido, ou por algum motivo ignorado, ele passará para próxima mensagem que está em sua lista de notificações.