Atualmente, os serviços de assinatura estão em alta, e o Google não ficaria de fora de maneira alguma, segundo o Android Police, a empresa já começou a testar um novo serviço de assinatura "Play Pass" que oferece centenas de aplicativos e jogos premium, sem anúncios ou compras internas nos aplicativos por uma taxa mensal fixa.

As imagens vazadas que o Android Police recebeu veio através de um leitor e mostram alguns dos detalhes do novo serviço. As imagens mostram grande semelhança ao próximo serviço de assinatura que a Apple pretende lançar, o Apple Arcade e, apesar de ter sido anunciado no início deste ano, até o momento não está em uso.

A ideia do Google Pass é cobrar uma taxa mensal de cerca de US$4,99 para dar acesso ilimitado a um extenso catálogo de aplicativos e jogos premium sem qualquer anúncio e com todas as compras "in-game" desbloqueadas.

(As imagens mostram títulos como Monument Valley, Knights of the Old Republic, Threes, Limbo, Stardew Valley, Ticket to Ride, Marvel Pinball e outros títulos).

As imagens também mostram que um plano familiar está sendo elaborado e, certamente, deverá custar um pouco mais caro.

Imagens capturadas mostram desde a introdução até o preço
Imagens capturadas mostram desde a introdução até o preço

O serviço do Google difere do da Apple em alguns pontos: O Apple Arcade é focado apenas em jogos e todos os títulos disponíveis terão pelo menos alguma exclusividade para o serviço da Apple, abrangendo iOS, iPadOS, macOS e Apple TV. O serviço da Apple também incluirá um plano familiar por padrão, ainda não se sabe quanto o Apple Arcade custará mensalmente.

Já o Play Pass, da Google, parece oferecer acesso a um catálogo existente de jogos e aplicativos que já estão na Google Play Store. Dado o conhecido problema de pirataria do Android, combinado com o fato de que os usuários de iOS tendem a gastar mais com aplicativos dos usuários de Android, é mais difícil vender aplicativos premium de sucesso no Android. Um serviço de assinatura que promete o melhor da Play Store por uma taxa fixa, pode ajudar a resolver esses problemas.

Embora as telas do novo serviço do Google mostrem um serviço praticamente pronto, o Play Pass aparentemente está sendo apenas testado e ainda não tem data para chegar, na realidade não existe anúncio algum da Google a respeito dos testes, o que significa que os detalhes sobre seu funcionamento e preços mensais podem mudar até o lançamento, se é que será lançado. Mas, supondo que tal serviço se torne uma realidade, o Apple Arcade terá que enfrentar um concorrente de peso.