A Google anunciou cinco novidades durante sua terceira edição do Google for Nigeria nesta quarta-feira (24). O objetivo do evento é pensar e divulgar estratégias para que o Google seja mais útil para pessoas da Nigéria e da África como um todo.

Dentre as novidades divulgadas estão modificações no Google Maps, um app novo chamado Gallery Go, Google Lens and Bolo e até suporte a músicos nigerianos no Youtube.

Google Maps

Pensando na realidade africana, a Google fez algumas modificações no Google Maps. Para a Nigéria, a empresa levou em consideração as 10 milhões de motos que transitam pela cidade - e agora oferece um cálculo de quanto tempo leva para fazer um trajeto de moto também. Além disso, as instruções receberão uma voz nigeriana - para que, segundo a Google "nomes locais e lugares sejam pronunciados como deveriam ser". Outros países que recebem essa atualização são Benin, Gana, Ruanda, Togo e Uganda.

 

Google Maps na Nigéria e outros países africanos vão mostrar o tempo que leva para percorrer determinado trajeto de moto.
Google Maps na Nigéria e outros países africanos vão mostrar o tempo que leva para percorrer determinado trajeto de moto.

A Google ainda anunciou que deve trazer uma novidade específica para Lagos, maior cidade da Nigéria e uma das mais movimentadas da África. A ideia é otimizar informações sobre "trânsito informal", ou seja, os chamados Danfos: mini-ônibus que levam passageiros pelas ruas da cidade. Essa atualização deve chegar nos próximos meses, segundo a empresa.

Por fim, a gigante ainda falou que publicou mais imagens panorâmicas no Street View de diversas cidades nigerianas. "São quase 1200 quilômetros de ruas adicionadas", diz a publicação.

Gallery Go

A Google anunciou também um aplicativo de fotos mais leve e simplificado. Ocupando apenas 10MB, o Gallery Go foi desenvolvido para pessoas que não possuem uma conexão a internet rápida. Ele oferece diversos recursos do Google Photos, permitindo ao usuário organizar, editar e encontrar fotos mesmo que off-line.

Google Gallery Go é uma versão mais leve do Google Photos.
Google Gallery Go é uma versão mais leve do Google Photos.

Google Go

A empresa anunciou atualizações para o Google Go. Agora, o feed de descobertas está integrado ao Google Go, o que permite ao usuário ficar informado sobre aquilo que interessa a ele. 

E não para por aí! A partir da semana que vem será possível acessar o assistente pessoal por meio do Google Go - tudo isso usando apenas a voz. Por fim, haverá uma nova voz nigeriana para o assistente.

Google Lens e Bolo

Começando pelo Google Lens, agora usuários vão poder apontar a câmera de seus dispositivos para uma placa, por exemplo, e terem esta lida em voz alta. Se a pessoa não fala a língua da placa, esta ainda pode ser traduzida. "Agora estamos lançando Lens dentro do Google Go para ajudar pessoas a ler, traduzir e pesquisar as palavras que veem, tudo isso usando suas câmeras", diz a publicação da Google. Novos grupos étnicos que receberão essa novidade são os Hausa, Yoruba e Igbo.

 

Google Lens agora está disponível para mais locais na África.
Google Lens agora está disponível para mais locais na África.

Já o Bolo é um aplicativo de leitura baseado no discurso, com o intuito de ajudar crianças a aprenderem a ler em inglês. A criança lê uma frase em voz alta e o app escuta, dando um feedback customizado para ajudar a melhorar a capacidade da criança. Essa ferramenta já está disponível na Índia e agora chega para Nigéria e Gana. 

Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture recentemente publicou um projeto chamado "Come Chop Bellefull: A Taste of Nigeria", em que mostra a cultura gastronômica do país por meio de 2 mil fotos em alta resolução e 30 histórias marcantes. O projeto foi realizado em parceria com a Pan-Atlantic University.

Projeto da Google Arts & Culture mostra a cultura gastronômica da Nigéria por meio de 2 mil fotos.
Projeto da Google Arts & Culture mostra a cultura gastronômica da Nigéria por meio de 2 mil fotos.

Música nigeriana no Youtube

Por fim, a Google anunciou uma nova atitude da empresa: apoiar artistas nigerianos. A empresa já entrou em contato com uma estrela da música do país e tem como objetivo auxiliar na carreira de 10 músicos em seu início de carreira - tudo por meio do YouTube.

Fonte: google