A Google anunciou, nesta quarta-feira (24), um novo aplicativo para organizar e armazenar fotos: o Gallery Go. Segundo a empresa "o Gallery Go ajuda novatos em smartphones a facilmente encontrar, editar e organizar fotos, sem a necessidade de internet de alta velocidade ou backup na nuvem".

O lançamento foi realizado durante o evento anual Google for Nigeria, em que a gigante busca trazer inovações que sejam úteis para pessoas da Nigéria e da África como um todo.

Segundo a Google, o Gallery Go se destaca em três diferentes pontos: organização, edição e praticidade.

Começando pela organização, a gigante garante que o novo aplicativo organiza as fotos automaticamente, separando-as por pessoas ou coisas. Com isso, o usuário não precisa nomear ou criar álbuns específicos manualmente - o aplicativo faz isso sozinho. 

Ainda neste campo, a Google afirma que o Gallery Go não usa dados móveis do celular para isso e o app trabalha com o cartão SD, o que faz com que seja possível que as fotos sejam importadas do aparelho para o app.

Gallery Go organiza suas fotos automaticamente por pastas.
Gallery Go organiza suas fotos automaticamente por pastas.

Na edição, a Google pensou em pessoas que não têm muito conhecimento de ferramentas avançadas. Com isso, o aplicativo oferece a opção "automática" de edição - com apenas um clique é possível melhorar a imagem. Fora isso, ainda existem diversos filtros disponíveis a serem aplicados nas fotos.

Por fim, praticidade. Segundo a Google, o Gallery Go ocupa apenas 10MB do armazenamento do celular. Isso significa que o smartphone não ficará lento e permitirá ao usuário ter bastante espaço livre para outras prioridades.

Aplicativo fornece ferramentas de edição simples, como a edição automática.
Aplicativo fornece ferramentas de edição de fotos simples, como a edição automática.

O Gallery Go já está disponível para download na Play Store para dispositivos com Android 8.1 (Oreo) ou superior. A empresa alerta que talvez nem todos os países recebam o recurso de organização de fotos por reconhecimento facial de imediato.

Fonte: google