Google está scaneando rosto de pessoas na rua - e pagando por isso

Segundo um colunista norte-americano, funcionários da Google pediram a um amigo seu que este gravasse imagens do seu rosto em troca de um vale presente de U$5 na Amazon ou Starbucks.

Por Google Pular para comentários
Google está scaneando rosto de pessoas na rua - e pagando por isso

Com o lançamento do Pixel 4 e Pixel 4XL cada vez mais próximo, parece que a Google está inovando em sua forma de aprimorar o reconhecimento facial de seus smartphones. Segundo Chris Matyszczyk, colunista da CNET e ZDNet, um amigo seu foi parado nas ruas de Nova York e pago para scanear seu próprio rosto.

Matyszczyk conta que seu amigo, George, foi abordado por um funcionário que alegou trabalhar para a Google. A pessoa disse que "estava coletando dados para melhorar a próxima geração de desbloqueio por reconhecimento facial" e lhe perguntou se gostaria de participar da coleta de informações.

George aceitou a proposta, assinou um termo e disse o funcionário lhe entregou um smartphone em uma capinha protetora extremamente grande. Ele não conseguiu ver se aquele era um protótipo do novo Pixel, ou um smartphone mais antigo.

Google estaria scaneando rostos de pessoas para aprimorar o reconhecimento facial do Pixel 4?Google estaria scaneando rostos de pessoas para aprimorar o reconhecimento facial do Pixel 4?

O amigo de Matyszczyk então precisou abrir a câmera, mudá-la para o modo "selfie" e mover o rosto em diferentes ângulos. Ele recebeu um vale presente de U$5 para a Amazon ou Starbucks pelos cinco minutos gastos no experimento. 

Chris Matyszczyk chegou a questionar a Google sobre o que fariam com a imagem de seu amigo - mas não foi respondido. Este não foi o único caso: no Reddit, várias pessoas relataram terem sido paradas por funcionários da Google e passado pela mesma situação. 

Esses dados seriam utilizados para alimentar os algoritmos de inteligência artificial para aprimorar o reconhecimento facial - pelo menos na teoria. O que podemos afirmar é que, se verídico, a Google realmente está apelando para aprimorar esta tecnologia.

Fonte: zdnet

Compartilhe com seus amigos:
Andressa Isfer
Andressa Isfer Jornalista, amante de séries, filmes, livros e games. Curiosa e sempre pronta para novos desafios.
TWITTER: @andressaisfer
Quer conversar com o(a) Andressa, comente:
Minha foto
    Últimas notícias de Google