Nesta terça-feira (19), o Google fez uma importante revelação ao mundo durante uma conferência em São Francisco nos Estados Unidos. A empresa lançou a sua nova plataforma de games por streaming, o Stadia. O serviço irá funcionar via streaming, sendo assim, sem a necessidade de um console físico, somente com um controle específico, produzido exclusivamente para o Stadia.

O controle em questão possui formato bastante semelhante ao do Xbox One e PS4, incluindo os botões A, B, Y, Y, e ainda os direcionais e analógicos. A plataforma irá funcionar a partir de computadores, tablets, celulares e TVs.

De acordo com o Google, o Stadia é "uma plataforma onde todos poderão fazer de tudo, voltada para quem joga games, para quem produz games e para quem cria conteúdo com games".

Google revela Stadia, seu novo serviço de games por streaming.
Google revela Stadia, seu novo serviço de games por streaming.

Sundar Pichai, durante a apresentação, apresentou a nova plataforma. Ele comentou sobre a ambição da companhia em transmitir jogos para todos os dispositivos.

Phil Harrison, ex-executivo da Sony e da Microsoft, se juntou a Pichai no palco para anunciar o Stadia. De acordo com Harrison, o Google irá ampliar o serviço de streaming de jogos usando o YouTube e os criadores de jogos no serviço.

Controles apresentados para o Stadia.
Controles apresentados para o Stadia.

"Stadia oferece acesso instantâneo para jogar", diz Harrison. Isso significa sem a necessidade de baixar ou mesmo instalar qualquer jogo. No lançamento, os games serão transmitidos em laptops, desktops, TVs, tablets e telefones.

Para conseguir potencializar o fluxo na nuvem, o Google está aprimorando a sua infraestrutura global de data centers e assim garantir que os servidores fiquem o mais próximo possível de jogadores no mundo todo.  O Google criou uma parceria com a AMD para criar uma GPU personalizada para seus datacenters.

Um dos primeiros jogos lançados no serviço Stadia do Google será o Doom Eternal, que suportará resolução 4K, HDR e 60 fps. 

Como sabemos, o Google irá enfrentar concorrentes de peso, já consagrados no mercado.

Fonte: The Verge