O Google Chrome 71 saiu da fase beta e está sendo lançado publicamente no Windows, Mac e Linux, conforme o 9to5Google. A nova versão do navegador estava em andamento nos últimos meses e contava com recursos próprios para acabar com a experiência de anúncios abusivos.

Agora, com o Chrome 71 será possível filtrar as experiências em sites que se enquadram como abusivos pelo Google, incluindo não somente a anúncios, como ainda o direcionamento automático sem qualquer ação do usuário. Os sites que tiverem experiências abusivas terão a carência de 30 dias para limpar o seu comportamento antes que todos os seus anúncios sejam bloqueados.

Chrome 71 chega com recurso de bloqueio de anúncios abusivos.
Chrome 71 chega com recurso de bloqueio de anúncios abusivos.

Já faz algum tempo que o Google vem expandido o modo com que lida com esse tipo de situação. Em 2017, por exemplo, a companhia revelou que o Chrome 64 iria impedir que sites abrissem anúncios pop-ups, guias e redirecionamentos automáticos para novas páginas.

Agora, os usuários terão a opção de ativar ou desativar a filtragem do Google Chrome 71. O Google espera que quanto mais os usuários usarem o Chrome 71, mais sites ficarão sujeitos a melhorias.

O Chrome 71, além de bloquear por experiência abusiva, também apresenta um aviso sobre sites que tentam cobrar do usuário sem consentimento prévio. Ele também irá silenciar sites que reproduzem sons automaticamente. Tal mudança é bastante interessante para quem não suporta a exibição automática de vídeos.

A versão desktops do Chrome 71 já está disponível para Android e Chrome OS serão disponibilizados no decorrer das próximas semanas.

Fonte: The Verge