Como bem sabemos, o Android, o sistema operacional do Google, é baseado no Linux. Ao que tudo indica, a dona do robozinho verde está trabalhando em um novo software, chamado Fuchsia, e usaria o Kernel em tempo real chamado Zircon. Neste caso, poderia ser usado em qualquer tipo de dispositivo, incluindo laptops.

Informações dão conta que dois dispositivos com Fuchsia estão sendo trabalhados, e parece que realmente está sendo desenvolvido para substituir todos os sistemas operacionais do Google, como Chrome OS e o Wear OS, bem como incluir variações do Android existentes no Google Home e Chromecast. A ideia é que ele possa se conectar com todos os dispositivos domésticos em cerca de três anos.

Cerca de 100 engenheiros do Google trabalham no Fuchsia. Novo sistema deverá começar a ser usado em cinco anos.
Cerca de 100 engenheiros do Google trabalham no Fuchsia. Novo sistema deverá começar a ser usado em cinco anos.

As fontes revelaram ainda que o objetivo final da equipe é substituir o Android em até cinco anos. Porém, os responsáveis pelo Android e pelo Chrome ainda não deram sinal verde para qualquer plano do Fuchsia, já que é necessário ter muita cautela antes de qualquer decisão.

As últimas informações vazadas sobre o assunto indicam que existe mais de 100 engenheiros do Google trabalhando no Fuchsia, incluindo um designer veterano chamado Matias Duarte, que colabora no desenvolvimento do projeto em meio período.

O novo sistema, conforme relatos, já está causando disputas internas no Google, quando o departamento de publicidade entrou em conflito com engenheiros assim que começaram a avaliar alguns tipos de privacidade do Fuchsia.

O Bloomberg, que teve acesso a tais informações, não mencionou os detalhes sobre tipo de retrocompatibilidade com os produtos atuais. O software poderá chegar sem um suporte de aplicativos ao ser revelado. Porém, o Google poderá usar alguma técnica para integrar aplicativos do Android no Fuchsia, algo semelhante que deverá acontecer no Chrome OS.

Certamente, novas informações sobre o Fuchsia deverão surgir ao longo do tempo.