Google recebe multa pesada da União Europeia

Este é o mais importante dos três casos antrituste contra o Google.

Por | @oficinadanet Google Pular para comentários

Nesta quarta-feira (18), a União Europeia aplicou uma multa recorde de 4,3 bilhões de euros contra o Google por abuso da liderança de mercado do seu sistema operacional Android, o que acaba prejudicando a concorrência.

"A Google usa o Android como um veículo para cimentar a dominância de seu mecanismo de busca. Isso é ilegal sob as regras antitruste da UE", disse Margrethe Vestager, Comissária Europeia para Concorrência, em comunicado.

Google recebe multa pesada da União Europeia.Google recebe multa pesada da União Europeia.

Este é o mais importante dos três casos antrituste  contra o Google. Vale mencionar que a companhia recebeu uma multa de 2,4 bilhões de euros, que foi aplicada pela Comissão Europeia no ano passado por violação das regras de concorrência no serviço de compras online.

A multa, mesmo que alta, representa somente duas semanas de faturamento para a Alphabet, que comanda o Google. Além disso, ele possui reserva de 102,9 bilhões de dólares.

No caso atual, que foi aberto há três anos, reguladores do mercado afirmaram que o Google obrigou fabricantes de smartphones, como Huawei e Samsung, a instalar o mecanismo de buscas Google Search e ainda o navegador Chrome caso quisessem ter acesso a outros aplicativos a empresa.

Para completar, o Google ainda está sendo acusado de fornecer “incentivos financeiros” para fabricantes e operadores de redes de telefonia celular caso eles pré-instalassem o Google Search em seus aparelhos.

De acordo com a UE, o Google impediu as fabricantes de vender aparelhos com sistemas operacionais rivais baseados no código aberto do Android.

A empresa nega todas as acusações. O Android, vale mencionar, lidera o mercado e é utilizado em cerca de 80% dos aparelhos do mundo inteiro.

Os altos pagamentos da empresa para os desenvolvedores de aplicativos, combinados ao seu estreito relacionamento com os milhares de anunciantes, fizeram com que o Google se transformasse na maior fonte de receita para muitos aplicativos. A loja virtual da companhia é responsável por mais de 90% dos apps baixados em aparelhos Android na Europa.

Mais sobre: Google, UniaoEuropeia, multa