Nesta quarta-feira (18), a União Europeia aplicou uma multa recorde de 4,3 bilhões de euros contra o Google por abuso da liderança de mercado do seu sistema operacional Android, o que acaba prejudicando a concorrência.

"A Google usa o Android como um veículo para cimentar a dominância de seu mecanismo de busca. Isso é ilegal sob as regras antitruste da UE", disse Margrethe Vestager, Comissária Europeia para Concorrência, em comunicado.

Google recebe multa pesada da União Europeia.
Google recebe multa pesada da União Europeia.

Este é o mais importante dos três casos antrituste  contra o Google. Vale mencionar que a companhia recebeu uma multa de 2,4 bilhões de euros, que foi aplicada pela Comissão Europeia no ano passado por violação das regras de concorrência no serviço de compras online.

A multa, mesmo que alta, representa somente duas semanas de faturamento para a Alphabet, que comanda o Google. Além disso, ele possui reserva de 102,9 bilhões de dólares.

No caso atual, que foi aberto há três anos, reguladores do mercado afirmaram que o Google obrigou fabricantes de smartphones, como Huawei e Samsung, a instalar o mecanismo de buscas Google Search e ainda o navegador Chrome caso quisessem ter acesso a outros aplicativos a empresa.

Para completar, o Google ainda está sendo acusado de fornecer "incentivos financeiros" para fabricantes e operadores de redes de telefonia celular caso eles pré-instalassem o Google Search em seus aparelhos.

De acordo com a UE, o Google impediu as fabricantes de vender aparelhos com sistemas operacionais rivais baseados no código aberto do Android.

A empresa nega todas as acusações. O Android, vale mencionar, lidera o mercado e é utilizado em cerca de 80% dos aparelhos do mundo inteiro.

Os altos pagamentos da empresa para os desenvolvedores de aplicativos, combinados ao seu estreito relacionamento com os milhares de anunciantes, fizeram com que o Google se transformasse na maior fonte de receita para muitos aplicativos. A loja virtual da companhia é responsável por mais de 90% dos apps baixados em aparelhos Android na Europa.