O YouTube é a maior plataforma de vídeos de todo o mundo e assim, com vários tipos de conteúdos. Na plataforma é possível encontrar tutoriais, covers de músicas, vídeos engraçados, infantis, entre outros tantos. Muitos desses vídeos trazem alguma música ao fundo, porém, nem sempre sabemos de quem é a canção, já que nem sempre o teor da publicação está de acordo com o som que roda junto.

Pensando nisso, o Google optou por revelar uma nova ferramenta que tem como objetivo identificar tais músicas de modo automático e exibi-las na seção "músicas nesse vídeo", na descrição dele.

Assim, através do local será possível ver o nome da música e ainda as informações sobre os envolvidos na sua produção, como o cantor e compositores, por exemplo, bem como a produtora e um link para o vídeo no próprio YouTube, caso ele esteja disponível.

YouTube passa a mostrar nomes de musicas em vídeos. Por enquanto, apenas alguns usuários estão tendo acesso à novidade. O Google não informou quando chegará a todos.
YouTube passa a mostrar nomes de musicas em vídeos. Por enquanto, apenas alguns usuários estão tendo acesso à novidade. O Google não informou quando chegará a todos.

O Google fez um pronunciamento oficial:

"O 'Música nesse vídeo' se esforça para oferecer maior reconhecimento e exposição para as pessoas que contribuíram para o processo criativo. Ele também fornece mais oportunidades para artistas e compositores alcançarem audiências diversas no YouTube, não importando se essa audiência venham para a plataforma por vídeo de músicas, experimentos de ciência ou vlogs de beleza."

💡 Dica: 5 melhores editores de vídeos grátis, para você começar a produção de seus vídeos.

Por enquanto, o recurso parece contar com algumas limitações. No caso, ainda nem todas as músicas podem ser reconhecidas pelo YouTube e por essa razão muitos usuários não conseguirão ver o recurso "música nesse vídeo" em todos os vídeos que forem abertos, mesmo que ele contenha uma canção.

Para completar, o recurso ainda não aparece disponível para todos os usuários do YouTube. A companhia não se manifestou sobre quando isso irá ocorrer. Deste modo, apenas nos resta aguardar.