Grande parte das empresas de tecnologia está tendo que se adaptar a nova Regulamentação Geral de Proteção de dados (GDPR) da União Europeia que tem como objetivo proteger os dados dos cidadãos. Levando em consideração o fato, WhatsApp e Facebook já revelaram algumas mudanças.

Desta vez foi a vez do Google revelar novas regras que começam a ser implantadas para que a companhia consiga seguir a regulamentação da União Europeia. Conforme a empresa, a partir de então, os usuários terão acesso facilitado ao seu histórico de pesquisa, navegação e também de visualização do YouTube.

A gigante das buscas também está lançando um recurso que permite ao usuário impedir a empresa de registrar os seus dados futuramente.                                             

Para conseguir acessar o que o Google armazena nas suas pesquisas na Web, na navegação e ainda na visualização do YouTube, é necessário visitar a página Minhas atividades. No local o usuário poderá excluir itens individuais através do menu de três pontos localizado na parte superior direita.                                   

Google passa a permitir que usuários excluam alguns dados armazenados pela empresa.
Google passa a permitir que usuários excluam alguns dados armazenados pela empresa.

Para ver as informações individuais é preciso apenas clicar no link Detalhes neste mesmo menu e ver as informações adicionais. O usuário ainda poderá desativar o registro de dados nas seguintes categorias:                                                           

  • "Atividade na Web e no aplicativo
  • Histórico de localização
  • Informação de dispositivo
  • Atividade de voz e áudio
  • Histórico de pesquisa do YouTube
  • Histórico de exibição do YouTube"

Para completar, o Google reescreveu a sua política de dados em uma linguagem mais simples e também ofereceu aos usuários a possibilidade de transferência de seus dados para outro serviço.