O Google, ao longo do tempo, vem abandonando o Google Now Launcher. Porém, o que era apenas uma evidência, se tornou uma realidade. O Google Now Launcher foi uma grande novidade em 2012, quando chegou aos aparelhos Nexus. Os usuários aguardaram ansiosamente pela sua chegada na Play Store, muitos deles até recorriam a um APK clandestino para poder acessar o lançador do Google. Seis anos depois, o recurso está dando adeus.

Conforme informações, o Google realmente decidiu abandonar de vez o Now Launcher. Ao entrar na Play Store, grande parte dos aparelhos irão receber a mensagem: "Seu dispositivo não é compatível com esta versão".

Alguns usuários relataram que o aviso aparece para quase todos os aparelhos do mercado, assim sendo, apenas alguns modelos ainda podem baixar o aplicativo da PlayStore.

Em relação a tudo isso, o fim do Google Now Launcher começou realmente a circular pela web nos últimos dias. O Google, porém, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Google Now Launcher deixa de ser compatível com a maioria dos aparelhos.
Google Now Launcher deixa de ser compatível com a maioria dos aparelhos.

Vale mencionar que, os usuários que usam o Google Now Launcher em seu smartphone ou tablet não deverão perceber qualquer mudança. No entanto, caso ele for removido ou mesmo o aparelho for resetado, muito provavelmente não será possível instalá-lo novamente.

Se porventura ele pare de receber atualizações o ideal é migrar para opções como o Nova Launcher, Action Launcher, Smart Launcher, Apex Launcher, Microsoft Launcher, entre outros  disponíveis.

O Google Now Launcher, como sabemos, por muito tempo permaneceu em vários aparelhos que tinham como ideia apresentar uma interface mais próxima da antiga linha Nexus.

Como o Google ainda não se manifestou sobre o assunto, ainda não podemos dar uma certeza sobre o fim do Now Launcher, sendo assim, devemos aguardar um posicionamento oficial da gigante das buscas.