Vários rumores sobre o Gmail surgiram há poucos dias, a expectativa era de que ele fosse lançado em breve. Fato que acabou acontecendo. A novidade foi apresentada oficialmente pelo Google, repleta de novidades, como Material Design, Inteligência Artificial e ainda novos modos de segurança.

Inteligência artificial

A Inteligência artificial está presente em várias ferramentas do mundo tecnológico. No Gmail, as Respostas Inteligentes irão chegar também para a versão desktop. O Google diz que mais de 10% das respostas de e-mails feitas através do smartphone são do recurso, por essa razão, também foi aplicada nesta atualização.

Google lança novo Gmail. Confira as novidades.
Google lança novo Gmail. Confira as novidades.

Modo confidencial

A novidade adiciona recursos que permite ao remetente do e-mail selecionar um tempo de expiração para a mensagem que foi enviada. Deste modo, o e-mail pode ser enviado com um prazo de validade, em que todo o conteúdo será apagado dependendo do tempo que a pessoa estipulou.

Autenticação em dois fatores

Para garantir uma maior segurança, o Google implantou um modo de autenticação em dois fatores, assim, é enviado um código por SMS.

Com a proteção IRM, os e-mails com a opção aplicada não poderão ser enviados para outros endereços, bem como baixados e nem poderá ser realizada uma captura de tela. O Google diz que tais funcionalidades irão "proteger seus dados mesmo que a conta de e-mail do destinatário tenho sido inválida".

Modo Offline

Os usuários poderão usar o modo offline para quando estiverem longe de redes de dados ou mesmo sem conexão. Com isso, é possível escrever e responder e-mails sem internet, bem como pesquisar por mensagens de até 90 dias.

Todos os recursos poderão ser acessados pelos usuários do Gmail, mas com algumas ressalvas. Inicialmente, as funcionalidades estarão disponíveis para usuários do G Suite, com uma opção de "Testar o novo Gmail" sendo exibida nas configurações. Alguns usuários comuns também terão acesso ao novo Gmail, no entanto, de modo aleatório.

O Google disse que nas próximas semanas a novidade estará disponível para todos os usuários.