Em 2014, juntamente com o lançamento do Android 5.0 Lollipop, o Material Design também foi anunciado. A sua ideia é unificar o design dos aplicativos e também serviços do Google em uma linguagem unificada, com visual mais flat, minimalista, limpo e com cores mais vibrantes. Todos aos aplicativos Android são baseados nele, o Google já implementou o visual em seus serviços, como YouTube, Drive e também no seu buscador. O Gmail, porém, ainda estava de fora.

A situação, agora, deverá mudar. De acordo com informações, em breve poderemos ver uma mudança de visual também no serviço de e-mails da companhia. Nas próximas semanas o Google deverá anunciar a novidade. O Android Authority já teve acesso de como ficará o Gmail após tal mudança.

O novo Gmail irá contar com recursos já vistos no aplicativo Inbox do Google, com aspectos do Material Design, respostas automáticas e o uso de visual em bolhas. Para completar, o Gmail ganhará uma barra lateral para facilitar o acesso para alguns aplicativos do Google, como o Calendar e o Keep.

Para completar, o Gmail irá oferecer três opções de organização de interface aos usuários. Confira abaixo:

-O padrão irá mostrar que tipo de anexo está presente em um e-mail, incluindo imagens, slides, documentos ou planilhas;

-O Confortável remove os ícones e exibe o clipe tradicional para indicar um anexo;

-O Compacto é capaz de diminuir o espaço em branco verticalmente.

Mudança deverá ser apresentada nas próximas semanas.
Mudança deverá ser apresentada nas próximas semanas.

Por não se tratar de um anúncio oficial por parte do Google, não temos como informar quando realmente o novo visual estará disponível. Rumores indicam que poderá acontecer nas próximas semanas. Outros acreditam que o Google esteja reservando a novidade para o Google I/O, que irá acontecer entre 08 e 10 de maio deste ano. Vamos aguardar!