Lá em 2016, quando o aplicativo Google Phone foi lançado, ele começou a avisar os usuários assim que uma chamada suspeita de spam aparecia na tela. O aplicativo, então, fazia a tela piscar em vermelho e rotulava a chamada como suspeita de spam. Porém, até hoje, ainda recebemos chamadas chatas que temos que decidir se atendemos ou não.

Nesse sentido, a Google está planejando eliminar esses passos assim que lançar o aplicativo oficial por meio do 9to5Google. Essa próxima versão vai ser diferente porque o usuário não vai ser notificado, ao invés disso, quando uma chamada suspeita de spam entrar em contato, ela será diretamente encaminhada ao correio de voz do telefone. Dessa forma, quando a chamada acontecer, o telefone não tocará e não alertará de forma alguma o dono do número sobre quem está ligando.

Mas caso você quiser saber se as ligações estão chegando, é possível verificar no histórico de chamadas e no correio de voz ainda estará lá, caso o sistema deixar algum.

Para quem não tem o discador do Google, é possível baixá-lo para testar a nova versão beta do aplicativo. (Foto: Android Authority)
Para quem não tem o discador do Google, é possível baixá-lo para testar a nova versão beta do aplicativo. (Foto: Android Authority)

Segundo o Android Authority, o recurso só será divulgado para a população geral em algumas semanas, mas para quem quiser testar agora, pode se inscrever no Google Phone Beta. O programa, mesmo sendo beta, não é o mesmo de antes, é novo e oferece acesso antecipado a todas as atualizações recentes. Mas é importante avisar que o aplicativo tem chances de ficar instável, por isso, é melhor não usá-lo caso não goste de bugs.

Existem dispositivos que já vem com o aplicativo Google Phone instalado como padrão, como o Pixel, Nexus e o Android One. Mas caso o seu smartphone não tiver este aplicativo, você pode usar o discador do Google no lugar do discador que acompanha o seu aparelho, basta clicar neste item, que ele vai redirecionar para fazer download. E se quiser fazer parte dos testes do beta do Google Phone, pode fazer o download aqui.