Pode ser que a Google esteja investindo em tecnologia inovadora para os aparelho de televisão. O site Ausdroid avistou um pedido que foi apresentado à Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC), que especifica um dongle, dispositivo que levaria 4k até a plataforma de TV Android do Google direto para a televisão.

O aparelho é da Shenzhen SEI Robotics, que já tem um dongle da Android TV em seu site. Sobre o dongle, ela tem um formato arredondado de lágrima e um cabo HDM, também comporta uma porta de carregamento micro USB e o G de Google na superfície. E ainda, junto do dispositivo vem um controle remoto com microfone embutido e um botão que chama o Assistente, para que comandos de voz possam ser feitos.

Mesmo portando a marca da Google, o produto ainda não é oficial.
Mesmo portando a marca da Google, o produto ainda não é oficial.

Além de o produto ser bastante interessante, não está claro se ele é licenciado oficialmente, e da empresa não houve nenhum comentário ou menção sobre seu envolvimento. A Google tampouco aceitou comentar sobre o suposto dongle, então é possível que o produto não seja mesmo oficial.

O controle remoto teria suporte para comandos de voz.
O controle remoto teria suporte para comandos de voz.

Até agora, o Android TV oferece três dispositivos Chromecast capazes de transmitir vídeos em Full HD, vídeos em 4k e áudios para os alto-falantes do smartphone. Mas para o The Next Web, colocar o Android TV em um dongle diminuto pode ser o próximo passo para a linha de hardware de entretenimento da Google.

Apenas algumas TVs tem suporte para receber a mais poderosa plataforma de TV Android, suportando um amplo espaço para aplicativos e com capacidade de exibir mais conteúdo do Assistente. Alguns dispositivos no estilo set-top-box da Xiaomi, Nvidia e Razer também tem capacidade de suporte.

Lançado em 2014 como um dispositivo referência para a TV Android, o Nexus Player é feito pela Asus e recebeu sua última atualização em março, por isso, pode ser que o momento de inovar da Google é realmente agora.