A maioria dos vários negócios feitos pela Google fazem um sucesso significativo. Muito usados, a empresa já acertou em cheio com suas escolhas e já fez muitas vidas ficarem melhores apenas por causa da internet. Mas em relação às redes sociais, a companhia realmente não consegue acertar.

Para não tirarmos o mérito da Google, o Orkut foi a rede social que mais deu certo para a empresa até agora, porque desde lá não existe alguma que tenha batido o Facebook e Instagram. E não foi por falta de tentativa, como Buzz, Google Wave e Google+.

Porém, agora, sem nem mesmo tentar fazer sucesso, a empresa pode ter conseguido algo bastante promissor. Foi ao desenvolver uma cópia do Instagram, a fim de demonstrar aos desenvolvedores sobre como o Firebase é uma solução para o aprimoramento, integração e gerenciamento de dados na nuvem, que o aplicativo chegou a um grande número de usuários que começaram a usá-lo.

Se você não sabe o que é Firebase, é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis e da Web do Google, que tem o objetivo de oferecer serviços como: hospedagem, sincronização, notificações por push e relatórios de falhas.

Visual do aplicativo Friendly Pix.

O aplicativo pode ser encontrado disponível para baixar na App Store a partir da versão 10.3. O aplicativo se chama Friendly Pix e parece ser bastante funcional. Para fazer login e criar um perfil, é permitido fazer com a conta do Facebook ou do Google. No início existe uma guia onde as imagens dos perfis que o usuário segue vão aparecer, e no feed é exibido o conteúdo de todos os usuários. Também é permitido curtir, comentar e denunciar conteúdo.

Segundo o 9TO5Google, é provável que as pessoas tenham se deparado com o aplicativo iOS que foi enviado para a App Store na semana passada. Como o app não está disponível para Android, os usuários podem conhecer o Friendly Pix pelo aplicativo da web, que é tão completo quanto o para iOS.

Inicialmente, a empresa não tinha nenhuma pretensão de levar esse o projeto adiante, até porque, o aplicativo serviria apenas para provar o poder que o Firebase têm. Tanto que os usuários são notificados a não carregarem informações pessoais e sensíveis em um aviso de isenção de responsabilidade no aplicativo da web: "Este é um exemplo de aplicativo destinado a mostrar os recursos da plataforma do Firebase. Evite postar dados pessoais ou privados."

Apesar de a Friendly Pix ser divertida, simples e principalmente cronológica, ela não foi destinada para o uso real como uma rede social, e sim como uma iniciativa que cria aplicativos sociais experimentais.