Nesta quinta, 22, o Instagram anunciou que algumas mudanças estão sendo feitas no algoritmo da rede social, para que os usuários possam decidir o que querem ver primeiro no feed. O objetivo da empresa é fazer o feed parecer mais "fresco", por mostrar fotos mais relevantes e novas, ao mesmo tempo em que equilibra com o feed algorítmico a fim de que nenhuma postagem seja perdida.

O feed algoritcamente ordenado foi lançado em 2016, e recentemente foi atualizado para incluir postagens recomendadas. A mudança de agora serve como uma tentativa de continuar refinando este algoritmo.

Outra mudança que está sendo testada nesta última atualização é o botão "novas postagens". Com ele, é possível que os usuários escolham quando desejam atualizar o feed, substituindo o sistema atual em que o feed é atualizado automaticamente, levando os usuários de volta ao topo sem avisar.

Nova ordem de postagem é semelhante ao antigo feed cronológico.
Nova ordem de postagem é semelhante ao antigo feed cronológico.

Essas são algumas das muitas mudanças que o Instagram está trazendo. Ainda nessa semana, a rede social lançou uma função que permite inserir links para hashtags e contas de outros usuários na bio (descrição do perfil). Também recentemente foi adicionado a opção de "comprar agora", que funciona como uma etiqueta com preços e informações nas publicações de perfis comerciais.

A empresa afirma que mais novidades e melhorias vão ser anunciadas relacionadas ao feed de notícias nos próximos meses. Tudo para, segundo eles, tornar a rede social o "melhor lugar para compartilhar e se conectar com pessoas e interesses que mais importam".

Esta última novidade, no entanto, não é o que os usuários tanto pedem de volta: a ordem cronológica! Que facilmente poderia resolver alguns problemas e ainda agradar a maioria do público. Pelo menos, a nova atualização do algoritmo assemelha-se ao que o feed do Instagram era antes, e talvez, possa agradar os usuários insatisfeitos.