O Android GO foi anunciado há quase um ano durante o Google I/O 2017, como uma versão do Android própria para aparelhos econômicos e com configurações mais modestas. A intenção é justamente chegar ao público que não pretende ter um aparelho top de linha, e que pretende desembolsar um valor mais justo atendo as suas necessidades.

Leia: O que esperar da MWC 2018

Agora, após muito tempo sem nenhuma novidade sobre o tema, o Google, através de um post revelou que finalmente os dispositivos móveis com Android GO irão chegar. Eles deverão ser apresentados na próxima semana durante o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, e serão disponibilizados logo após. Os preços não foram mencionados.

Muito semelhante ao Android One, o Google firmou parceria com empresas terceirizadas para fabricar os dispositivos móveis.
Muito semelhante ao Android One, o Google firmou parceria com empresas terceirizadas para fabricar os dispositivos móveis.

Muito semelhante ao Android One, o Google firmou parceria com empresas terceirizadas para fabricar os dispositivos móveis. Conforme o blog oficial, o Android GO é uma versão modificada do 8.0 Oreo adaptado aos aparelhos com 1 GB de RAM. Ao que tudo indica, os aparelhos poderão custar cerca de US$ 50, ou seja, R$ 160 em conversão direta.

Para completar, o Android GO irá vir com vários aplicativos adaptados com o sufixo "GO", como Files GO, YouTube GO, Maps GO, entre outros.

Vamos aguardar o evento MWC e ver as novidades do Google e também de outras marcas.