De acordo com um relatório da Reuters, a Alphabet, empresa detentora do Google, entrou em um acordo com a Índia para disponibilizar internet de alta velocidade e sem fio para milhares de moradores usando um sistema de conectividade a laser ponto-a-ponto.

A atitude fará com que a Alphabet possa se espalhar pela zona rural da Índia com maior facilidade. Vale mencionar que o custo de cabeamento de fibra ótica é muito caro e demanda bastante tempo. Deste modo, para disponibilizar internet na zona rural da Índia o Google está testando novas alternativas.

Google irá usar laser para aumentar velocidade da internet.
Google irá usar laser para aumentar velocidade da internet.

O projeto terá início em 2018, com 2 mil caixas instaladas no teto de casas e prédios que serão capazes de conectar pessoas que não usufruíam de internet em uma distância de até 20 quilômetros. Além disso, o novo meio de conexão irá servir para o fornecimento de serviço às torres de conexão e hotsposts com Wi-Fi.

A Alphabet, no estado de Andhara Pradesh, que possui 53 milhões de pessoas e somente 15 milhões com acesso a internet, pretende conectar mais de 12 milhões de moradores até 2019.

Ainda não foi informado pela Alphabet qual a velocidade média de internet que os usuários poderão usufruir, bem como os valores, planos, entre outros detalhes do tipo.